6 Blogs Brasileiros de Teste que você deve conhecer

É claro que selecionar bons blogs não é nenhum estudo científico. As nossas dicas são baseadas na nossa opinião, como pessoas que acompanham a comunidade de testes há vários anos.

Bons blogs de Teste de Software

Por que selecionamos esses blogs de teste?

No momento da escolha, procuramos por algumas qualidades específicas, que foram as seguintes:

  • boa frequência de atualização;
  • dicas de ferramentas;
  • informações sobre o mercado;
  • resultados de pesquisas;
  • exemplos práticos de artefatos;
  • casos de sucesso;
  • RSS.

Em linhas gerais, demos preferência a informações que possamos aplicar diretamente ao nosso trabalho e absorver com uma leitura rápida.

Não gostamos de blogs que se perdem em discussões sobre metodologia e principalmente aqueles blogs que apenas republicam informações de outros blogs, sejam brasileiros ou estrangeiros.

Lista de blogs que você deve acompanhar

  1. TestExpert:

    É talvez o melhor blog. Tem uma proposta muito interessante de juntar vários especialistas para escreverem. Os temas são variados e até mesmo os posts antigos são muitos úteis. É lá que vamos encontrar pesquisas salariais, lista de cursos e o melhor artigo sobre certificações (embora escrito em 2008). Tem boa taxa de atualização. As críticas ficam por conta de alguns autores postarem o mesmo artigo no TestExpert e nos seus blogs também (melhor seria um conteúdo exclusivo) e a falta de RSS.

  2. Sem Bugs:

    É o blog do Elias Nogueira, um dos especialistas mais atuantes na comunidade de testes de software brasileira. Lá você encontra excelentes posts técnicos sobre ferramentas (em especial os posts sobre o Selenium) e, também, material incomum em português como vídeos e podcasts sobre testes. Sem falar no material produzido pela Trilha de Teste do TDC2011. Mesmo os raros posts sobre metodologia são bem diretos. Nota curiosa para o post mais popular que é sobre a integração do Mantis com o TestLink. Sempre me pergunto por que muitos profissionais de testes valorizam tanto essa integração.

  3. Bytes Don’t Bite:

    Esse blog tem uma proposta parecida com o TestExpert, mas com uma diferença importante: ele não se limita a testes nos seus assuntos. É bem eclético. Porém, se quisermos nos restringir apenas aos posts sobre testes, basta filtrarmos. O blog tem cerca de um ano e meio e a parte de testes está com atividade aparentemente desde o meio de 2011, mas tem mantido uma boa frequência e excelentes posts, desde o famigerado “O teste está morto” até o bem humorado “Bugs tem sentimentos“.

  4. Bug Bang Theory:

    Blog do Camilo Ribeiro, outro grande especialista da área. Seus posts têm assuntos bem variados. Ele escreve sobre metodologia sem ser cansativo, compartilha bons materiais e, quando escreve sobre algum tema técnico, é bem didático. O blog está entrando numa nova fase e estamos na expectativa de como essa nova proposta vai se desenvolver.

  5. Testavo:

    Blog do Luiz Gustavo Vieira, outro grande nome da comunidade de testes brasileira. O Testavo é um meio termo entre o Sem Bugs e o Bug Bang Theory. Ele equilibra a quantidade de posts técnicos e sobre metodologia. É um blog antigo que tem posts desde 2008 e mantém uma boa frequência de atualização. Vale a visita nos posts antigos também.

  6. QualidadeBR:

    Blog do Fabrício Ferrari, que muitos devem conhecer como o curador das Mesas Redondas do DFTestes e que é sócio-fundador da empresa de desenvolvimento Vizir. O blog possui nada menos que 285 posts sobre qualidade de software. Uma média de seis posts por mês. Para quem trabalha sozinho, é uma enorme dedicação. Uma das melhores séries do blog são os resumos das mesas redondas do DFTestes. Mais um que vale colocar no RSS no seu Google Reader.

E, de brinde, recomendamos outros dois blogs: Ensaios de Qualidade e Keep Testing. São excelentes também, mas na nossa opinião não têm o mesmo destaque que os blogs acima.

Aproveitamos também para recomendar a lista completa que o pessoal do TestExpert fez em setembro/2011 com praticamente todos os blogs brasileiros sobre testes e qualidade de software.

Mantemos praticamente toda a lista compilada pelo TestExpert no Google Reader, mesmo blogs praticamente inativos. Mas se sua lista de RSS já está muito extensa, sugerimos concentrar nesses que citamos. Dificilmente eles vão deixar algo relevante sobre testes passar despercebido.

About Mariana Martini

Gostaria de indicar o meu: Zarro Boogs, há mais de 3 anos no ar e mantendo as atualizações constantes. Não estou no mesmo nível do Elias e do Camilo, mas busco trazer sempre coisas interessantes!

O site dos Testadores.com não chega a ser um blog, mas reúne também bastante informação sobre notícias, artigos, vagas, eventos, treinamentos e muito mais sobre o tema Testes de Software. Aliás, duas pessoas citadas, Elias e o Fabrício, são também idealizadores da comunidade Testadores.com. Vale a pena conferir 🙂