Como Gerar Evidências em Testes – Screen Shots

Tecla de Print ScreenNão adianta levar horas em um teste e descobrir falhas importantes se você não conseguir provar o que ocorreu durante o processo. Os desenvolvedores do aplicativo precisam saber exatamente o que está acontecendo e onde encontrar o erro para que ele seja corrigido. E é por essa razão que o Crowdtest exige evidências no registro das ocorrências durante os projetos, como afirmamos no Guia Para Relatar Ocorrências.

Em alguns casos, são necessários vídeos para capturar a falha no software. Outras vezes, bastam imagens estáticas do que aparece na sua tela – screen shots – para que você possa evidenciar a ocorrência.

Na nossa página do Facebook, perguntamos qual ferramenta nossos testadores mais utilizam para fazer screen shots durante os testes. Agora, para ajudar quem não conhece algumas das ferramentas ou quer conhecer formas diferentes de capturar a imagem da tela, vamos apresentar algumas delas.

1 – Print Screen

Windows

É a forma mais simples e mais conhecida de captura de tela, para quem trabalha com Windows. Apertando essa tecla, que pode ter o texto “Print Screen” ou a sua abreviação “Prt Scr”, você captura tudo o que está sendo exibido na sua tela naquele momento. Depois disso, basta abrir um programa de edição de imagens (pode ser o próprio Paint), colar a imagem (Ctrl+V) e salvá-la em uma pasta do seu computador.

Mac

O teclado do Mac não possui essa tecla, mas a funcionalidade existe. Basta apertar Command+Shift+3 que uma “foto” de toda a sua tela é salva na sua área de trabalho, num arquivo em formato PNG. Você ainda pode selecionar uma área de captura específica se apertar Command+Shift+4 e delimitar a área com o cursor do mouse.

2 – Snipping Tool (Windows) ou Grab (Mac)

Snipping ToolO Windows Vista e o Windows 7 vêm com uma ferramenta para auxiliar na captura e edição das imagens: a Snipping Tool. Acesse-a pelo menu Iniciar, escolha a forma do recorte e selecione a área da tela que quer capturar. Depois da captura você pode destacar algo na imagem utilizando as funcionalidades de edição disponíveis, salvá-la ou enviá-la por e-mail.

O Mac oferece uma ferramenta similar, a Grab Tool. Depois de escolher qual o tipo de captura deseja – toda a tela, apenas a janela que está aberta, uma seleção ou a tela exibida dentro de 10 segundos) –, a imagem é recortada e você pode salvar numa pasta à sua escolha.

Jing - Ferramenta de Screen Shot

3 – Jing

É bastante utilizado por também oferecer a funcionalidade de capturar vídeos da tela. O Jing é um aplicativo grátis que permite que você selecione a área da tela a ser recortada, faça a captura e edite a imagem, acrescentando setas, texto e outras formas de destaque, ainda dentro do software. Se preferir, pode copiar a imagem para editá-la em outro programa ou, com apenas um clique, transferi-la para o Snagit.

Outras ferramentas

Existem outros aplicativos de captura de tela mais completos, mas são, em sua maioria, ferramentas pagas, como FastStone e o Snagit. Há também extensões para os navegadores que podem contribuir no screen shot de aplicativos web, como o Screen Capture (para Chrome) e Lightshot (para Firefox).

A nossa enquete no Facebook continua ativa e você pode conferir, também, nossas dicas de ferramentas que fazem captura de tela em vídeo.

Qual ferramenta você usa? Qual você mais indica?

About admin