Teste de Velocidade de Navegadores

Continuando a guerra entre os web browsers, depois de vermos quais foram os navegadores mais usados em 2012, é hora de saber qual é o mais indicado. É claro que afirmar qual é o melhor é complicado, já que, como tudo na vida, depende de gostos e do que cada um quer, espera e precisa.

 

Chrome, Firefox, Internet Explorer e Opera

 

Este teste foi feito pela equipe do Lifehacker com os navegadores Google Chrome 24, Mozilla Firefox 18, Internet Explorer 10 e Opera 12.12 (que não entrou na lista dos mais populares em 2012) e abordou os seguintes testes:

  • Inicialização Fria
  • Carregamento de abas
  • Carregamento de URL
  • Restauração Fria
  • Uso de Memória

Inicialização Fria

Teste de Inicialização Fria de Navegadores de Internet

O tempo de inicialização do Chrome foi muito maior que o dos outros navegadores web: levou um pouquinho mais de 2 segundos entre o clique em seu ícone e o momento em que ele se mostrou pronto para uso. O Opera ficou bastante atrás, levando mais de 4 segundos para inicialização.

Carregamento de abas

Teste de Carregamento de Abas de Navegadores de Internet

Nove abas foram carregadas ao mesmo tempo e o teste mostrou que tanto o Chrome quanto o Internet Explorer apresentaram melhorias e empataram em 1º lugar nesse quesito. O Firefox, por sua vez, decepcionou ao demorar quase 20 segundos para o carregamento completo!

Carregamento de URL

Teste de Carregamento de URL de Navegadores de Internet

Graças à sua funcionalidade de pré-renderização, o Chrome também obteve melhor desempenho no momento de abrir um site pela barra de endereços. Mas foi notado que tanto o IE10 quanto o Firefox 18 demonstraram grande melhorias quando comparados às suas versões anteriores e estão mais rápidos nesse quesito. Ou seja, com exceção do Opera, todos os browsers têm uma boa velocidade de carregamento de site, desde que você já tenha visitado o site em questão na mesma sessão.

Restauração Fria

Teste de Restauração Fria de Navegadores de Internet

O Firefox havia anunciado melhorias no carregamento “on demand”, mas a verdade é que a equipe do Lifehacker não notou muita diferença nem numa primeira inicialização, nem quando o navegador é reaberto. Com isso, o Chrome manteve a liderança, abrindo todas as 9 abas numa velocidade incrível.

Uso de Memória (9 abas abertas)

Teste de Uso de Memória de Navegadores Web (abas abertas)

Firefox levou a medalha de ouro por administrar a memória muito melhor que os outros browsers. Essa foi uma das melhorias anunciadas e prometidas pela Mozilla recentemente e que está sendo cumprida.

Uso de Memória (9 abas e 5 extensões)

Teste de Uso de Memória de Navegadores Web (abas e extensões)

Com as extensões, todos os navegadores tiveram um aumento no uso de memória. Mas o Firefox foi o que teve um aumento muito menor, mantendo a liderança.

Esses resultados podem servir para a escolha de um navegador principal, mas vale lembrar novamente que tudo depende das suas prioridades. E que venha a próxima batalha entre os web browsers!

About admin