Testes e a boa comunicação

Um testador de software não consegue viver bem na área se não tiver uma boa comunicação. Não foi à toa que incluímos esse item como uma das principais características de todo bom testador em um post de nosso blog:

Apenas encontrar bugs em aplicativos não garante um trabalho bem feito. É preciso saber transmitir todas as informações para a equipe de desenvolvimento, de forma clara.

Além desse, existem alguns motivos principais para a comunicação estar entre as qualidades mais importantes e procuradas num tester.

Boa comunicação em testes de software

Entendimento do projeto

Antes de iniciar qualquer teste, você precisa estar por dentro do negócio e do produto que será testado. Você deve entende o contexto do produto e seus desafios antes de determinar como o teste será feito. Para isso, é necessário buscar informações, ouvi-las e também esclarecer quaisquer dúvidas que tiver. E isso é impossível de acontecer se não houver conversa, contato, troca.

Relatórios devem ser compreendidos

Quando você reporta um bug, ele deve estar bem detalhado, para que fique claro para a equipe de desenvolvimento o que deve ser feito para que ele possa ser reproduzido e o que deve ser consertado. Isso também é sinal de boa comunicação. Afinal, você precisa ser entendido e demonstrar como a sua preocupação com os detalhes vale a pena.

Não se esqueça, então, de descrever a falha, apresentar evidências e também listar os passos para a sua reprodução. Isso vale para a vida profissional e, também, para o Crowdtest.

Desenvolvedores e Testadores: uma única equipe

Algo muito comum de se encontrar é a inimizade entre desenvolvedores e testadores. Isso também é resultado de falhas na comunicação. E isso atrapalha o objetivo principal: entregar um software de qualidade. Enxergar os dois times como grupos separados faz o foco ser algo secundário. O pensamento deve ser: um objetivo, uma equipe.

Então comunique-se, conheça os desenvolvedores do produto que você está testando, falem a mesma linguagem (e, inclusive, tenham certeza de que vocês usam as mesmas terminologias) e foquem no mesmo objetivo.

About admin