Participação do Crowdtest na Amazon AWS Summit

Amazon AWS SummitA equipe do Crowdtest participou do evento Amazon AWS Summit que ocorreu na última terça-feira dia 30/07 no World Trade Center em São Paulo.
O Crowdtest foi estudo de caso da palestra de Continuous Deployment e DevOps na nuvem, ministrada pelo Eduardo Horai, Engenheiro da Amazon. Lá, o Crowdtest pôde apresentar como ele utiliza a infra-estrutura da Amazon para trabalhar com as melhores práticas de Continuous Deployment.

Para quem não conhece o conceito, Continous Deployment é quando o processo de build e testes já previsto na integração contínua é complementado pelo processo de deploy automático em produção. O Crowdtest faz uso dos recursos da Amazon para manter seu processo de Continuous Deployment simples e prático, e principalmente, minimizando riscos.
Já DevOps é um conceito bem novo que descreve o crescente entendimento da necessidade de integração entre setores de desenvolvimento e operações (redes, infra-estrutura etc). Especialmente para empresas que geram releases continuamente. No caso do Crowdtest, não chegamos ainda nesse nível de maturidade uma vez que nossas releases não são muito frequentes (hoje em dia são quinzenais). Claro que no decorrer da palestra, conhecemos uma série de recursos que a Amazon provê para facilitar a implementação de melhores práticas de DevOps.

O evento contou com múltiplas salas apresentando diversas soluções e casos de uso com a infra-estrutura da AWS. Apenas na sala onde o Crowdtest apresentou, havia cerca de 1.000 pessoas.
A Amazon está programando uma série de RoadShows pelo país, nas suas principais cidades. Para quem não pôde ir a SP, é uma ótima oportunidade para conhecer o que tem de mais moderno em termos de hospedagem de aplicações na nuvem.

About Pedro Costa