Usuário palestino posta mensagem no perfil do Zuckerberg para mostrar bug no Facebook

O Facebook tem uma política de privacidade bem clara. Se você não deixa o seu perfil como público, pessoas que não estão na sua rede de amigos não podem postar mensagens na sua timeline. Pois um palestino, chamado Khalil Shreateh, profissional da área de TI, diz ter encontrado um bug na rede social que permite que desconhecidos postem mensagens no perfil de qualquer pessoa. Como ele provou isso? Postou uma mensagem diretamente no perfil do Mark Zuckerberg, o criador do Facebook.

O palestino disse que tentou avisar aos administradores da rede social por diversas vezes do problema encontrado, mas recebeu a seguinte resposta : ” Desculpe, isso não é um bug”.

Após ter sido ignorado, Shreateh tomou a decisão de fazer uma postagem diretamente na timeline do Zuckerberg e a resposta imediata da empresa foi entrar em contato com ele, solicitando mais detalhes sobre a brecha que ele havia encontrado. Minutos depois, o perfil do palestino foi desabilitado, por questões de segurança.

O perfil do usuário agora já foi reativado, mas ele não recebeu os U$500 prometidos pelo programa de recompensas por bug que o Facebook  lançou recentemente pois, segundo a empresa, Shreateh agiu violando os termos de serviço da rede social.

O problema de privacidade já foi consertado pela empresa, mas as atitudes, tanto do palestino quanto do Facebook, geraram polêmica.

Veja a mensagem postada por Khalil:
palestino-bug-facebook

About Pedro Costa