Aumenta o número de aplicativos falsos na loja Google Play

android-aplicativos-maliciososO mês de agosto apresentou um aumento significativo no número de aplicativos falsos na loja Google Play , segundo relatório da fabricante do Norton antivírus, a Symantec.

Cerca de 40% do número total de aplicativos falsos publicados no ano de 2013, apareceu na loja virtual nesse último mês de agosto.  O número de softwares fraudulentos chegou a 2,5 mil durante esse mês. A tática dos desenvolvedores desse tipo de software é publicar o aplicativo no início da noite.  Sendo assim, eles são detectados apenas no dia seguinte pelo Google.

O tempo que um aplicativo desse tipo fica acessível na loja virtual varia, mas esse tempo é maior nos fins de semana. Sempre surge uma tática nova para tentar distribuir esse tipo de software malicioso. Mas a boa notícia é que a Google Play Store tem conseguido desaparecer com esses aplicativos.

A Symantec anunciou ainda que há um único grupo que publicou 97% dos softwares maliciosos nesse mês de agosto. O que mais atraiu os usuários para essa cilada foram links maliciosos embutidos nos aplicativos que levam para sites adultos. Esses links são distribuídos em meio a outros links legítimos, o que dificulta a classificação do aplicativo como malicioso pelas rotinas de segurança do Google.

Melhor utilizar apenas aplicativos de desenvolvedores que você já conhece.

About Pedro Costa