Game GTA faz sucesso devido a um bug

GTA_LogoO famoso game GTA (Grand Theft Auto) é sucesso no mundo inteiro. Trata-se de um jogo bastante dinâmico e completo.
Você pode controlar o personagem principal livremente por um cenário amplo que simula as grandes metrópoles. O jogador pode caminhar, andar, nadar, escalar, correr, beber, comer, além de manipular armas como pistolas, bazucas, granadas, bastões, facas, entre outras. Além disso, é possível dirigir ou pilotar carros, caminhões, motos, helicópteros e barcos. É um jogo extremamente completo e é contextualizado no do mundo do crime, onde é possível roubar, brigar, matar, etc.

O interessante é que o projeto inicial do jogo não era esse. A ideia era produzir um jogo de corrida rápido e viciante, multiplayer e que houvesse muitas batidas entre os carros. Seria possível escolher entre ser policial ou ladrão, onde o primeiro deveria alcançar o segundo para cumprir a missão, enquanto o objetivo do ladrão seria conseguir escapar.

Na fase de testes do jogo, os criadores descobriram uma “falha” ou pequena ação indesejada no resultado das instruções programadas, que causou um leve desvio no comportamento dos jogadores. Quando a polícia alcançava os ladrões, ao invés de apenas parar ao lado e fazer a abordagem, os policiais começavam a bater desenfreadamente nos outros players, o que provocava uma bagunça.

Esse desvio de comportamento foi aceito positivamente pela maioria dos jogadores que passaram a se despreocupar com as missões do jogo para sair pelo cenário explorando essas “falhas” na inteligência artificial dos personagens do jogo. Sendo assim, o jogo atendia tanto aos mais clássicos que focavam em cumprir as missões do jogo, quanto os que gostavam de explorar as possibilidades das ações fora da lei.

Assim, a mecânica mais dinâmica do jogo conquistou vários jogadores e, aliado às tecnologias 3D que surgiam na época, trouxeram um novo conceito de jogo, diferente dos antecessores dele que seguiam uma linha mais clássica.

Nesse caso, a “falha” na inteligência artificial foi essencial para o sucesso que o jogo alcança hoje. É raro, mas acontece de um bug trazer um impacto positivo ao projeto.

About Pedro Costa