Alemães descobrem falha no leitor de digitais do iPhone 5S

falha-apple-digitalPoucos dias após o lançamento do iPhone 5s, hackers alemães dizem ter descoberto uma falha no sistema de identificação de digitais, que foi a grande novidade anunciada pela Apple.

Especialistas em segurança do iPhone disseram não ter tentado reproduzir os passos do grupo alemão, mas acreditam que o CCC (Chaos Computing Club) tenha realmente conseguido quebrar o Touch ID lançado pela Apple.

Já havia sido discutida a possibilidade de tentar destravar o aparelho com dedos de silicone ou mesmo dedos humanos cortados. Sim! Cogitaram essa hipótese de você ser assaltado e cortarem o seu dedo para conseguir destravar o aparelho.  A Apple respondeu que é impossível destravar com objetos inanimados. Deve haver sangue corrente no dedo para que o sistema libere o acesso ao dispositivo.

Os alemães do CCC, utilizaram uma técnica curiosa. Tiraram uma foto em alta resolução(2400 dpi) da impressão digital que libera o sistema. A imagem foi invertida, limpa e impressa com cores fortes em uma película transparente, por meio de uma impressora a laser com resolução de 1200 dpi. Cola branca é utilizada ainda no processo para ser passada em cima da imagem impressa. Depois de seca, a cola é removida, já com a digital estampada e pode ser utilizada em um dedo qualquer para destravar o aparelho.

A Apple ainda não se pronunciou a respeito.

About Pedro Costa