Gmail bloqueia conta de quem insere imagens nas mensagens

falha-gmail-bloqueia-usuariosNo fim do ano passado, o Google apresentou aos usuário a nova interface de composição de mensagem de email do Gmail. A nova interface se tornou padrão para todos os usuários e é mais rápida e mais simples que a antiga interface HTML.

Mas há um problema. Há meses os usuários estão sendo punidos por comportamento  inadequado, uso incomum ou níveis anormalmente elevados de atividade, simplesmente por tentarem adicionar imagens no corpo do email. Principalmente quando se usa o método do “arrastar e soltar” para inserir imagens grandes à mensagem.

Parece que outros usuários tiveram suas contas bloqueadas por demorarem muito tempo editando uma mesma mensagem que continha muitas imagens e anexos. E ainda, todos os bloqueios aconteceram com usuários que utilizavam o Firefox como navegador.

A equipe do Gmail já reconheceu a falha e até já  a colocou na página Gmail Know Issues, que relata todos os problemas conhecidos.

Para reduzir o risco de ser punido indevidamente, o Google recomenda não utilizar o recurso “arrastar e soltar” para adicionar imagens às mensagens. Melhor adicioná-las como anexo e não no corpo da mensagem diretamente. É bom não usar o Firefox para compor emails.

O Google declarou estar trabalhando arduamente para resolver essa questão.

About Pedro Costa