Teste de software web (por camadas)

Os testes em aplicativos ou softwares web se diferenciam dos executados em sistemas desktop, pois apresentam certas características que demandam uma atenção diferente.

Os desafios do teste de software web margeiam os seguintes pontos:

  • Ambientes de execução variados
  • Segurança
  • Base de usuários vasta e variada
  • Conectividade
  • Desempenho

Entre outros.

O envolvimento de todos esses aspectos no desenvolvimento de um aplicativo web aumenta a possibilidade da proliferação dos mais diferentes tipo de bugs.

Uma dica importante para executar os testes em softwares web, seria dividir a execução por camadas.  Testar cada camada independente facilita na identificação dos erros.

Separando os testes por camadas:

  • Camada de apresentação

Os testes nessa camada visam verificar os elementos da interface do software web. Por exemplo : Layout, cores, fontes, ortografia, resolução da tela, links , campos de formulários,etc.
Validar o código, verificar formulários, redimensionar o navegador, examinar os objetos de página, verificar usabilidade, validar links, entre outros testes para avaliar a interface de usuário, devem ser executados nessa camada.
Aqui também são executados testes de rede, como alterar a velocidade de acesso a rede.

  • Camada de Negócios

Nessa camada, os testes devem detectar erros nos requisitos de autenticação de usuários, desempenho do aplicativo, aquisição de dados e
processamento de transações.
Essa é a hora dos testes de carga, stress e performance. ( veja nosso post sobre teste de performance).

  • Camada de acesso a dados

Os testes na cama de dados procuram por falhas na integridade dos dados e verificam a tolerância do sistema a erros, bem como a recuperabilidade. Ou seja, se algo não sair como esperado, o que o sistema faz? Consegue se “recompor” e continuar a utilização normalmente?
Nessa fase, são feitos testes de volume, para ver se não há perda dos dados.

Separando os testes em camadas, fica mais fácil identificar a origem das possíveis falhas e fazer a correção mais rápida e precisa.

Gostou? Compartilhe!

About Pedro Costa