Bug afeta permissões na versão mobile do Facebook

Um novo bug foi identificado no Facebook ontem, quinta-feira (07/02). O bug permite que crackers impeçam os usuários de remover permissões de aplicativos conectados à rede social, como os jogos que pedem permissão para publicar no seu mural, por exemplo. A falha, aparentemente, atinge apenas a versão mobile do Facebook.

A falha foi descoberta pela startup MyPermissions. No post publicado por eles, há um alerta do perigo que isso representa, apesar de parecer inicialmente inofensivo. “Um app que promete fazer algo mas que, na verdade, vem de um hacker que quer invadir sua privacidade e roubar seus dados”, foi o que o MyPermissions alertou.

E ainda acrescentaram : “Dado o código certo, o desenvolvedor poderia conseguir esse efeito, tornando impossível para um usuário desconectar o malware e revogar a permissão para acessar suas informações pessoais”.

O que eles defendem é que, com uma modificação muito simples, um cracker poderia conseguir acesso completo aos dados de um usuário, que não conseguiria reverter essa situação.

A única forma, por enquanto, de ficar imune é simplesmente utilizar a rede social apenas pelo computador.  O detalhe é que quase metade dos usuários do Facebook utiliza a rede social através de dispositivos móveis.

A falha foi denunciada no programa White Hat. O Facebook declarou que já está trabalhando para resolver o problema.

Gostou? Compartilhe!

About Pedro Costa