4 razões para testar seu app antes de levá-lo para o mercado

Atualmente, é sensato que empresas desenvolvam aplicativos para conquistar os seus clientes ou promover serviços: uma forma de contato que permita estar mais próxima do seu público, um investimento que permita que os consumidores façam pedidos por um dispositivo móvel ou tenham um jogo que fidelize o seu target, por exemplo. Enfim, as opções são muitas e quanto mais criativas melhor.

Porém, qual é o primeiro passo a ser tomado depois que o app for desenvolvido? Errou quem pensou em enviá-lo para ser baixado; acertou quem pensou que se deve fazer um teste do aplicativo.

Gostaria de ser convencido do porquê de essa ser uma fase importantíssima que não pode ser excluída antes de tornar o programa disponível? Veja os nossos motivos abaixo!

1. Funcionalidade

Imagine que você desenvolva um app para fazer compras online — o já tradicional e-commerce. Se quando o cliente concluir o pedido, por algum motivo, ele não conseguir efetivar o pagamento, não vai ter adiantado de nada o tempo, o esforço e o investimento que a sua empresa teve no desenvolvimento do programa.

Se você se dispôs a criar um app, significa que você quer que ele faça algo pelo usuário e, para isso, ele tem que ser viável! Testando o programa, você evita que esse desperdício de investimento ocorra e garante a melhor funcionalidade ao usuário final.

2. Credibilidade

Toda empresa séria leva ao seu cliente um produto que seja útil. Lembre-se de que, apesar de nenhum produto ser 100% perfeito, a expectativa do usuário é de não perder tempo com algo que não funciona.

Se você é dono de uma empresa, pense que para o cliente fazer o download de um app, ele precisa confiar na marca por trás daquele programa. Se ele encontra um aplicativo cheio de erros, ele pode simplesmente perder a confiança na sua empresa. O que pode ser pior ainda é se o usuário levar as reclamações às redes sociais, pois fará com que o transtorno aumente ainda mais. Isso nem de longe é desejável.

Caso você seja um programador ou um desenvolvedor de aplicativos mobile, pondere sobre o quanto ter um aplicativo recebendo reclamações por parte da empresa que te contratou pode atrapalhar a sua imagem! Ao invés de receber elogios, você pode perder novas oportunidades quando precisar de uma recomendação da empresa em que trabalhou.

3. Tempo é dinheiro

As falhas de um app só começam a aparecer quando alguns usuários passam a usar funções dele. Quando o erro é descoberto nesse estágio, o desenvolvedor precisa reformulá-los e corrigi-los.

Já pensou no tempo que será gasto, desde a finalização do programa até que ele seja entregue novamente, sem falhas? Caso ele seja feito para realizar algum serviço, isso significa perder dinheiro em compras que poderiam estar sendo efetivadas. Isso tudo pode ser evitado com um teste de softwares para mobile.

4. Fidelização do usuário

Todo aplicativo desenvolvido tem um propósito por trás do objetivo de aumentar vendas, demandas por serviços e gerar lucros: a experiência do usuário. Quanto melhor for essa vivência, mais ele irá se fidelizar e se identificar com a sua marca. Sendo assim, seja na homepage, nas redes sociais ou nos app mobile, se ele se sente satisfeito com o que encontra, irá criar uma boa impressão sobre a sua corporação — consequentemente, optando pela sua empresa quando precisar.

Compreendeu quais são os principais motivos para que você opte por um teste de aplicativo? Caso tenha alguma pergunta ou observação, não hesite em fazê-las nos comentários!

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