A importância do teste de usabilidade

Destacaremos hoje o teste de usabilidade, que verifica se o sistema atende à necessidade real do usuário, detectando possíveis falhas, como dificuldade de navegação e lentidão. O resultado mensurado no teste interfere diretamente na aceitação do sistema pelos seus consumidores.

Está informado sobre a importância deste teste? Saiba mais sobre ele lendo o nosso artigo!

Para que serve?

O teste consiste em simular ações de rotina do software, com o intuito de analisar o comportamento das pessoas durante o uso do sistema. O objetivo é identificar possíveis problemas que interfiram na usabilidade da ferramenta, como dificuldade de navegação e interface com informações incompletas. No teste, é possível avaliar resultados concretos para a melhoria do sistema.

Como é feito?

Os testes de usabilidade podem ser realizados por um grupo de usuários acomodados em uma única sala ou por um ambiente on-line. A dinâmica do processo é simples: o primeiro passo é estabelecer o objetivo do teste, definir as métricas — tempo que foi gasto em cada tarefa, erros cometidos no processo e opiniões sobre o sistema. Após essas definições, o teste é aplicado e os usuários são orientados a realizar um leque de tarefas dentro dos critérios avaliativos.

Quais são os principais benefícios?

Para aproveitar todos os benefícios, o ideal é a realização de testes no decorrer do projeto de desenvolvimento. Além de minimizar os erros, impacta diretamente no custo e na aceitação do software. Um sistema com boa funcionalidade tem custos de manutenção e suporte técnico menores, tornando o produto altamente competitivo no mercado e alcançando um maior número de clientes.

Como conseguir pessoas para testar o sistema?

Se você não tem uma área de teste dentro da organização e não quer investir na construção de um laboratório, o melhor é apostar nas empresas que recrutam testadores on-line. São muitas as vantagens desse serviço, como a maior comodidade para os testadores. Assim, se o seu público-alvo é formado por médicos, eles podem testar o sistema no conforto de seu consultório, sem precisar alterar a sua rotina de trabalho.

Além disso, na execução de testes on-line, é possível reunir um número maior de pessoas, inclusive de diversos locais, o que facilita na obtenção dos resultados, uma vez que amostras maiores levam a resultados mais completos. Os testes otimizam o seu tempo, garantem a eficiência de processos e são mais econômicos.

Aplicar testes de usabilidade é fazer o melhor investimento em busca de um beneficio maior, afinal, os softwares são criados com o intuito de facilitar a vida dos usuários, seja no ambiente de trabalho ou não. A boa prática de um sistema interfere diretamente na popularidade do programa.

Como anda o funcionamento dos softwares da sua empresa? Conte para a gente nos comentários abaixo!

About Mariana Martini