Onde fazer um treinamento em teste de software no Brasil?

A maior parte dos recursos investidos nos processos de qualidade e testes de software no Brasil é direcionada a pessoas, afinal, somente com funcionários qualificados as empresas podem desenvolver softwares capazes de atender às demandas de seus usuários e garantir a segurança e a integridade dos dados, não é verdade?

Porém, para contar com um quadro capacitado a superar esses desafios, é fundamental que sua empresa invista em treinamentos adequados sobre as ferramentas, os métodos e as abordagens dos testes de software. Que tal conhecer alguns treinamentos nessa área — presenciais e virtuais — realizados no Brasil? Então acompanhe:

Testes de software e garantia da qualidade, T&M

A T&M é uma empresa de treinamentos reconhecida oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Qualidade em Testes de Software (IBQTS). Esse curso — Testes de software e garantia da qualidade —, com carga horária de 24 horas, é voltado para profissionais iniciantes ou com pouca experiência na área, servindo como uma introdução para outros 11 cursos de capacitação em engenharia de testes, mais aprofundados. O treinamento pode ser feito na empresa onde o interessado trabalha ou nas dependências da T&M, em São Paulo. Orçamentos e matrículas devem ser feitos diretamente no site da empresa.

Formação em teste de software, Iterasys

O curso de Formação em teste de software (FTS) da Iterasys é um dos mais procurados no Brasil, já tendo formado mais de 70 turmas. Com carga horária de 120 horas — sendo 80 para aulas e 40 para projetos —, o treinamento busca formar ou atualizar testadores e analistas sobre os processos, as técnicas e as ferramentas voltados aos testes de software. Os cursos podem ser realizados na sede da empresa em São Paulo ou até pela internet, sendo que as inscrições devem ser feitas pelo site da Iterasys.

Formação de analista de testes, X25

A X25 Treinamento e Consultoria oferece um curso com 52 horas de carga horária, que tem como objetivo capacitar profissionais a se tornarem testadores, analistas ou gerentes de testes. Ministrado em Brasília, no Distrito Federal, o curso Formação de analista de testes aborda diversos aspectos da atividade, incluindo processos, conceitos, tipos, riscos, estratégias, políticas e muito mais. Como material didático principal, adota o livro Testes de software, de Leonardo Molinari. Para conhecer o valor do curso, os interessados precisam se cadastrar no site.

Fundamentos em teste de software, TIexames

Se você está em busca de ensino virtual e uma certificação para comprovar seu conhecimento, a TIexames oferece um curso preparatório para o exame de certificação oficial Certified Tester Foundation Level (CTFL), aceito mundialmente. O curso é voltado para profissionais de TI em diferentes níveis hierárquicos que trabalhem diretamente com teste de software. O tempo estimado necessário para completar o treinamento é de 24 horas, sendo que ele é composto por centenas de slides e explicações em áudio. Confira mais detalhes na página oficial.

Fundamentos de teste de software, Target Trust

A Target Trust oferece um curso com carga horária de 20 horas que introduz assuntos como o processo de teste de software, os principais modelos de qualidade e a inserção dos testes no ciclo de desenvolvimento dos softwares. Os treinamentos são presenciais, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o material didático usado é totalmente digital. Os profissionais interessados devem se cadastrar no site da empresa para receber um orçamento.

Não se esqueça de que, mesmo treinando os profissionais da sua equipe para a condução de testes de softwares, sua empresa ainda pode se beneficiar — e muito! — da ajuda de um parceiro especializado no segmento para aumentar a eficiência no processo.

Agora comente aqui e nos conte qual dos cursos apresentados chamou mais sua atenção. Já conhecia algum deles? Quer sugerir um outro sobre o qual ouviu falar muito bem? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões e dicas conosco!

About Pedro Costa