A importância das certificações de teste

Cada vez mais, as empresas parecem estar percebendo a importância de realizar testes de softwares durante seu desenvolvimento. E não é para menos, afinal, o público tem se tornado mais exigente, ainda mais com a facilidade que existe para a troca de prestador de serviços. Entenda por que as certificações de teste são tão importantes.

Certificações de teste são como selos de garantia

Quando seus profissionais estão desenvolvendo um novo software, é comum que fiquem confiantes em seu projeto, e acabem por não perceber possíveis falhas que possam vir a acontecer. Daí um dos motivos mais importantes para a terceirização desse tipo de serviço.

O International Software Testing Qualifications Board é visto como um selo de qualidade, como se fosse um ISO 9000 do mercado de teste de softwares. No Brasil, o representante oficial do ISTQB é o BSTQB (Brazillian Software Testing Qualifications Board). Assim como os padrões internacionais estabelecidos pelo ISTQB, seu representante brasileiro detém as mesmas características, garantindo transparência, reconhecimento e credibilidade.

Ou seja, você, gestor que terceiriza o teste de softwares de sua organização, deve impreterivelmente buscar profissionais que estão ligados ao BSTQB, pois essa é uma forma de garantir qualidade e se resguardar de possíveis erros que profissionais não certificados poderiam cometer.

Os certificados fornecidos pelo BSTQB: CTFL e CTAL

CTFL é o certificado de nível fundamental, por assim dizer, e é requisito mínimo para que o profissional avance para níveis mais elevados estabelecidos pela ISTQB. Profissionais com este certificado estão aptos a realizar os testes para sua empresa, entretanto lembre-se de que quanto maior o nível de sua certificação, mais segurança você terá no desenvolvimento de seus softwares, garantindo assim a qualidade e a satisfação de seus clientes.

O certificado CTAL possui vários níveis, e é interessante que o gestor os conheça para que saiba qual é o tipo de profissional que irá buscar, e quais certificações exigir:

  • CTAL-TT (Certified Tester Advanced Level – Testador Técnico)

  • CTAL-FT (Certified Tester Advanced Level – Testador Funcional)

  • CTAL-TM (Certified Tester Advanced Level – Gerente de Testes)

  • CTAL (Certified Tester, Full Advanced Level) – Caso ele possua todos os certificados acima.

A importância das certificações na prática

É preciso entender que o cliente está em busca de um serviço sem erros e que para ele não importa quais os processos sua organização tem que passar para entregar isso a ele, desde que ele receba. Levando em conta a abrangência do mercado, e o fato de que a maioria esmagadora dos softwares tem concorrentes muito semelhantes, um bug, uma falha, já é o suficiente para que seu cliente busque outros serviços, daí a importância de buscar profissionais qualificados para o teste de softwares em desenvolvimento, para garantir sua qualidade e eficiência. E uma das formas que você, gestor, tem de garantir qualidade nos testes é escolher testadores com as certificações.

E então, pronto para começar a avaliar os concorrentes? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião! E caso ainda tenha qualquer dúvida, compartilhe-a com a gente!

About Pedro Costa