Preciso implantar testes automáticos em minha empresa

Tendo em vista a importância de se priorizar cada vez mais a produtividade e a otimização de tempo e recursos, fica nítida a necessidade de se considerar a implantação de testes automáticos nas empresas. Com a tecnologia evoluindo e as exigências dos clientes se tornando constantemente maiores, as organizações precisam buscar alternativas para garantir uma entrega com o mínimo de falhas dentro dos cronogramas previamente acertados. Exatamente por isso os testes automáticos se tornam a opção mais viável, uma vez que reduzem os custos e o tempo gasto com as tarefas.

A implantação de testes automáticos em uma empresa precisa proporcionar a união da estrutura tecnológica e do pessoal. Para tanto, as lideranças da companhia precisam compreender a importância dessa tendência do mercado mundial, a fim de organizarem os treinamentos necessários para que os testes automáticos virem rotina. Não se trata de um processo complexo ou difícil, mas todo o departamento precisa estar em plena sintonia em relação aos testes automáticos e à sua importância para o bem do processo como um todo.

Mas por onde e como exatamente começar a implantar essa revolução na empresa? Pois é o que vamos ensinar agora mesmo. Então confira nosso post e fique por dentro dessa tendência:

O processo de implantação

Assim como qualquer outra mudança importante a ser realizada nos processos da empresa, a implantação de testes automáticos deve ser prevista no planejamento estratégico daquele determinado período. Para isso, deve ser feita uma pesquisa competente a respeito das ferramentas disponíveis e o que cada uma delas oferece de vantagem à empresa e ao processo de trabalho. Deve ser considerado o escopo dos projetos e as tendências previstas para os períodos futuros — quantos projetos devem entrar, quantos devem passar por alterações e assim por diante.

Em seguida, o processo de desenvolvimento deve ser desmembrado para acomodar a implementação dos testes automáticos. Essa inclusão precisa ser feita com harmonia, respeitando o timing e o escopo dos processos à sua volta. Como o objetivo é sempre tentar entregar um produto melhor e mais completo aos clientes, a reformulação dos procedimentos deve ter esse ponto como foco.

A automação de testes já deixou de ser uma tendência do futuro para se tornar uma realidade — e uma exigência — do mercado atual. Dessa forma, a empresa que não inclui esse processo em seu fluxo de trabalho já é vista como ultrapassada perante os concorrentes. Tome a decisão mais estratégica para o futuro da sua empresa e dos seus projetos: implemente os testes automáticos no seu fluxo de trabalho e entregue produtos cada vez de melhor qualidade a seus clientes.

O poder das multidões

Considerando-se a importância de automatizar etapas de testes, fica ainda mais relevante a necessidade de terceirizar esse processo. Atualmente há empresas especializadas que trabalham com um conceito inovador inspirado no crowdsourcing, também chamado de teste em multidão. Cria-se uma comunidade efetiva de testadores das aplicações, com o único objetivo de oferecer os melhores diagnósticos para seu projeto dentro, claro, do seu cronograma.

Dependendo do plano escolhido, são contemplados testes exploratórios, de usabilidade, segurança e performance. A terceirização da automação de testes pode ser vista como tendência indispensável para a garantia de qualidade de um programa. Nesse cenário, o teste em multidão surge para otimizar os processos e oferecer resultados super eficazes em muito pouco tempo. E o melhor? Por um preço bem mais justo!

Agora que você já conhece a trilha do caminho que o levará para o sucesso, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida. Compartilhe seus questionamentos conosco! Participe!

About Pedro Costa