Como garantir a qualidade do meu aplicativo?

Desde que os smartphones e tablets viraram itens básicos no dia a dia das pessoas, o mundo dos aplicativos viu seu consumo aumentar em igual proporção. São jogos, redes sociais, guias de trânsito, organizadores de agenda, de guarda-roupa, de serviços bancários e até indicações para acertar em cheio na escolha do restaurante da moda. O conteúdo não importa. O fato é que o usuário utiliza esses aplicativos na mesma velocidade em que a tecnologia avança em busca de novidades na área. E, se aprovados, recomendam para seus amigos.
O Brasil já é o quarto país mais conectado da América Latina, segundo divulgou o Índice Qualcomm da Sociedade da Inovação (QuISI). O país vai superar, já neste ano, a marca dos 40 milhões de smatphones em uso. Os tipos de conteúdo acessados por esses dispositivos variam entre as faixas etárias dos consumidores — os mais jovens consomem conteúdos relacionados a jogos, filmes e séries de TV, enquanto os mais velhos preferem aplicativos de veículos de notícias, como jornais e revistas de seu interesse. Aplicativos de serviços de taxi, restaurantes, estacionamentos e beleza estão entre os que mais cresceram nos últimos meses.
Independentemente da opção pelo conteúdo, no entanto, o que não pode faltar é a qualidade. E você quer saber como garantir essa qualidade no desenvolvimento do seu aplicativo? Então fique atento, agora mesmo, às nossas dicas:

Aplicativos para Android

Ao desenvolver um aplicativo para esse sistema, cheque quais são as versões mais usadas, certificando-se que o app funcionará perfeitamente em todas elas. Hoje em dia, a versão mais popular no mundo todo é a 2.2 — ou Froyo —, seguida da 2.3 — ou Gingerbread.

Adequação às especificações

O app precisa funcionar nas diferentes especificações dos inúmeros aparelhos disponíveis no mercado. Por isso, é preciso testá-lo em vários aparelhos, incluindo o modelo Blackberry, o preferido dos executivos. É bom ficar bem atento, porque algumas lojas de aplicativos exigem determinados padrões de qualidade e de suporte aos usuários.

Outras ferramentas

Para desenvolver um bom app, não basta saber somente sobre programação. Dominar outras ferramentas é indispensável para o desenvolvimento dos dispositivos mobile. O Flurry, por exemplo, serve para saber como os seus usuários estão usando o aplicativo, enquanto o Crashlytics ou o Crittercism servem para verificar relatórios de eventuais falhas. Ampliar seu conhecimento ajuda a elevar o nível de qualidade do aplicativo. Então, trate de investir já em capacitação e atualização.

Segurança dos dados

Um dispositivo destravado pode significar perdas significativas para uma empresa. Dessa forma, investir na segurança dos dados deve ser prioridade para quem desenvolve um aplicativo. Aposte em tecnologias como logins múltiplos ou identificação através de digitais, por exemplo.

Cuidado com a aparência

Ao escolher um app na loja, a maioria dos usuários acaba optando por aquele com a melhor aparência. Fotos bem cuidadas e layout com design moderno, combinando com o perfil do público, garantem um maior número de downloads e de índice de satisfação. Mas é bom ressaltar que não é só de imagens bonitas que vive o mundo dos aplicativos. O emprego do português correto e a constante disponibilidade de melhorias por meio de atualizações também contam muito na decisão pela continuidade do uso do app pelos clientes.

Testes e mais testes

Testar um app antes de sequer pensar em lançá-lo no mercado é essencial para evitar o aparecimento de erros e, consequentemente, de avaliações negativas dos usuários nas lojas, o que afetará diretamente seu sucesso. Então, não economize no número de testes! E se está a procura de um teste eficiente e rápido, pesquise e experimente o Crowdtest, que disponibiliza uma infinidade de usuários reais, focados única e exclusivamente em encontrar bugs no dispositivo.
Agora que já conhece os cuidados necessários para garantir a qualidade do seu aplicativo, chegou a hora de tirar seu projeto do papel! Ficou alguma dúvida ou tem sugestões a dar? Comente aqui e participe da conversa!

About Pedro Costa