Quais os melhores cursos de pós-graduação em testes de software no Brasil?

Já há algum tempo temos vivido a era da tecnologia. A cada novo minuto algo à nossa volta é automatizado e todo e qualquer campo da informática apresenta franco crescimento. E essa expansão também é muito visível na área de softwares, que está experimentando um verdadeiro boom. O barateamento dos computadores, a popularização dos gadgets e o enorme número de aplicativos e programas destinados ao grande público estão criando toda uma nova perspectiva para o profissional da área no Brasil.

Para quem já tem alguma formação no campo, uma excelente alternativa se desenha nos cursos de pós-graduação em testes de software, já que esses profissionais vêm sendo muito requisitados, recebendo propostas de remuneração bem acima da média do segmento. Quer conhecer os melhores cursos do gênero disponíveis no país para fazer logo sua matrícula? Então confira agora mesmo nosso post:

UNIEURO

A UNIEURO está oferecendo um curso de pós-graduação em testes de software com carga horária prevista de 360 horas, distribuídas em pouco mais de um ano de duração. A formação tem o objetivo de passar aos alunos toda a metodologia de revisão e teste de projetos de software, com uma didática extremamente moderna e alinhada com o rápido desenvolvimento desse tipo de programa. Os métodos de revisão vêm sendo amplamente utilizados para diminuir os custos totais do desenvolvimento.

Essa é uma área em franca expansão, pois o desenvolvedor, até pouco tempo, não utilizava devidamente essa metodologia de detecção antecipada de falhas. O teste é considerado, hoje, um dos pontos cruciais no desenvolvimento desse tipo de produto, sendo visto como a garantia da plena funcionalidade dos programas. O curso em questão permite conhecer as ferramentas e técnicas disponíveis para implementar adequadamente esse controle de qualidade.

Público-alvo

O público alvo da pós-graduação em testes de software da UNIEURO é o profissional que já tem uma graduação em alguma área, mas que quer se especializar nesse super promissor campo.

Estrutura curricular

Nesse curso se tem acesso a matérias fundamentais para a implementação de testes de software, para o devido controle da qualidade desses programas, para a análise das métricas e estimativas aplicadas aos testes, para a avaliação dos modelos relacionados a projetos e muito mais.

UNINASSAU

Com 18 meses de aulas presenciais e 3 meses extras para a elaboração do trabalho de conclusão do curso, a UNINASSAU oferece um currículo diferenciado do que normalmente se vê no Brasil em termos de pós-graduação em testes de software.

Os objetivos básicos do curso são proporcionar o aprimoramento técnico, científico e humano do profissional do ramo, com constantes investimentos em pesquisas inovadoras e projetos de sistemas. O foco aqui é formar pesquisadores e contribuir para a produção de conhecimento na área, promovendo testes cada vez mais precisos e eficazes.

Público-alvo

O curso em questão é destinado aos profissionais já da área de informática ou graduados em Ciências Exatas e Análise de Sistemas, executivos, administradores de bancos de dados e gerentes em TI.

Estrutura curricular

As aulas são ministradas presencialmente, na sala ou em um laboratório, sendo também feitas conferências e workshops com especialistas ao decorrer do curso. As matérias abordadas incluem os fundamentos em testes de software, o ciclo de desenvolvimento do programa, a segurança necessária ao seu adequado funcionamento e muitos outros assuntos igualmente relevantes.

FUMEC

O objetivo desse curso é preparar o estudante para que ele atinja a máxima excelência em qualidade de software, dando uma visão mais abrangente do assunto. A pós-graduação aborda conhecimentos tanto teóricos como práticos para, no final, o aluno estar completamente preparado para mapear e instalar processos, planejar estratégias e utilizar todas as ferramentas para auxiliar a gestão de testes, a fim de ser capaz de fazer uma melhor avaliação da usabilidade e do controle daquela versão.

Público-alvo

Essa pós-graduação é destinada aos profissionais já graduados em Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas que queiram se especializar, obviamente, em desenvolvimento e testes de software.

Estrutura curricular

Além das matérias básicas de qualquer pós-graduação em testes de software, esse curso possui um forte diferencial: uma disciplina chamada Módulo Internacional no Brasil, em que professores de universidades de renome internacional são convidados para palestrar sobre temas importantes da atualidade.

Como você pôde ver, essas pós-graduações em testes de software têm uma formação bem abrangente, podendo contribuir para que o Brasil siga na vanguarda mundial em relação à qualidade de seus programas. O mercado está em crescimento e o profissional que quer ser diferenciado definitivamente precisa investir em uma formação específica. Então o que ainda está esperando? Corra atrás da sua vaga!

Agora comente aqui e nos conte se conhece algum outro curso de pós-graduação na área. Do top 3 apresentado neste post, qual chamou mais sua atenção? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

 

 

About Pedro Costa