Use a avaliação do usuário a seu favor!

Quando o assunto é o lançamento de um novo aplicativo, poucas coisas podem ser mais úteis na vida de seus criadores do que a avaliação do usuário. Existem consumidores que utilizam e se posicionam como “informantes on-line” para outros usuários. Podem ser comentários bons, elogiando o novo app de ponta a ponta, ou mesmo algumas palavras malcriadas sobre o produto. Tudo é válido. Cada palavra escrita na avaliação do usuário é uma informação preciosa para as melhorias e evoluções das próximas versões.

Além das avaliações e comentários espontâneos, existe no mercado o crowdsource, ou um grupo que pode ser criado e administrado pela própria empresa criadora do aplicativo para recolher sugestões ou críticas a respeito de seu produto. Com isso, é possível criar um relacionamento melhor com os usuários e entender mais sobre suas necessidades e desejos.

No post de hoje, vamos ver como fazer da avaliação do usuário um caminho-chave para o sucesso de seu aplicativo. Vamos lá?

Não deixe de ler nada

Todo comentário é bem-vindo, então lembre-se de ler cada uma das avaliaçõe dos usuários. É importante refletir que cada cliente dedicou alguns minutos de seu tempo para escrever sobre o aplicativo em questão, seja para elogiar ou para falar mal. Não importa! O principal é que seja possível retribuir com a atenção devida.

Valorize as respostas recebidas

Como o usuário dedicou esse tempo ao aplicativo, seja testando ou escrevendo seu comentário, ele com certeza deseja um retorno. Às vezes até mesmo uma resposta simples ajuda, mas é importante entender o seu questionamento e responder à altura. Com isso você estará mostrando para o cliente a importância que ele tem para a empresa e sua disposição em aceitar críticas para beneficiar o aplicativo.

Colete, organize e analise

Não pare o processo pela metade. Leu tudo? Respondeu todas as avaliações que podia? Agora é hora de iniciar a segunda parte desse trabalho. É preciso tratar cada comentário como um dado que servirá de insumo para indicadores de melhorias do produto. Colete toda as avaliações de usuário que receber. Organize-as por categorias, por exemplo, e busque as relações existentes entre elas. Comentários feitos por diversos usuários podem ser relativos a um mesmo problema — ou uma mesma satisfação. Organizando as avaliações, será possível analisar mais de perto os comentários recebidos e entender o que os motivou. Todo esse processo poderá resultar em ajustes e melhorias em seu aplicativo.

Aprenda com cada comentário que precisar responder e se esforce para entender quais soluções devem ser implementadas em versões seguintes. Sejam bons ou péssimos comentários, o mais importante é lembrar que cada um deles tem que ter sua resposta, deve ser trabalhado e será de grande ajuda para o futuro.

Agindo assim, você cultivará clientes mais satisfeitos com sua empresa. Ao usar a avaliação de usuários dessa maneira você coloca o foco no cliente e, com certeza, será reconhecido por isso, além de conseguir melhorar seu aplicativo cada vez mais. E você, já tirou proveito das avaliações recebidas? O que achou do post? Deixe seus comentários para que a gente saiba no que melhorar!

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