3 bugs mais famosos em sistemas de Cias Aéreas

Um bug é uma falha na lógica de um software, que faz com que ele se comporte de forma inesperada, e, muitas vezes, indesejada. Todo sistema digital está sujeito a sofrer alguns bugs, inclusive os sistemas das Cias Aéreas. Além do desconforto gerado, essas falhas são sinônimos de prejuízos financeiros.

Reunimos alguns dos bugs mais famosos que ocorreram em sistemas de Cias Aéreas e quais foram as suas consequências. Confira a seguir!

Passagens internacionais por preços baixíssimos no site da Gol

No dia 15 de maio de 2015, uma falha no site de vendas de passagens da Gol fez com que fosse possível encontrar bilhetes aéreos internacionais por menos de R$ 100. Entre os destinos, mais de mil, estavam Orlando e Los Angeles, nos Estados Unidos; Caracas, na Venezuela; Argentina; Chile, e outros. O bug causou a queda do valor da cotação do dólar americano ($USD), fazendo com que o preço das passagens baixasse absurdamente.

Como foram muitas horas de vendas com valores muito abaixo dos praticados do mercado, e muitos clientes que realizaram a compra, a GOL decidiu arcar com o prejuízo e informou que as passagens compradas são válidas e que as viagens poderão ser realizadas após inserção de taxas nos bilhetes.

Passagens de ida e volta para a Europa por R$ 500 no site da KLM

No final de novembro de 2014, uma falha no sistema de vendas da KLM reduziu, de forma inadequada, as tarifas para destinos variados na Europa. Os preços praticados chegaram a ser quase 10 vezes menor do que o normal. Após a descoberta do erro, a companhia divulgou uma nota na internet solicitando aos clientes que adquiriram passagens durante esse bug que entrassem em contato com a central de atendimento da empresa para resolver a situação.

Dificuldade na compra de passagens nos aplicativos móveis

Com o avanço da tecnologia, companhia aéreas como Avianca, Tam, Azul e Gol disponibilizaram aplicativos móveis para a aquisição de passagens. Porém, uma pesquisa divulgada recentemente informou que a quantidade de problemas experimentados pelo usuário durante o processo de compra tem tornado o seu uso inviável, devido a bugs, que causam dificuldades na hora de fazer o cadastro e na autenticação dos dados nos sistemas de Cias Aéreas.

Testes são a solução para corrigir falhas nos sistemas

Mesmo quando são resolvidas em pouco tempo, o prejuízo financeiro causado por falhas nos sistemas de Cias Aéreas geralmente é grande, além do constrangimento que é gerado. Sendo assim, cada vez mais é necessário que as empresas possuam um mecanismo eficaz de testes para validar os seus sistemas de informação. Atualmente, existem no mercado empresas capacitadas para esse tipo de serviço, e certamente será mais barato contratar uma delas do que arcar com possíveis danos causados por ocasionais bugs. Se você ainda possui dúvidas sobre a importância dos testes, confira nosso post que aborda as 4 razões para testar seu software.

Os exemplos de falhas nos sistemas de Cias Aéreas mostrados acima deixam claro como os bugs causados pelos softwares são prejudiciais. Dessa forma, é de suma importância a realização de testes preventivos nos sistemas. Porém, é um fato que muitas empresas não possuem pessoal especializado para realizar tal tarefa. Se esse é o seu caso, o crowdtesting pode ser a solução! Confira no nosso post por que fazer seus testes com crowdtesting e fique por dentro do tema.

Já houve algum bug que comprometeu o funcionamento da sua empresa? Há uma política de testes para seus aplicativos e softwares? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência!

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