Como aumentar a aceitação do aplicativo pelo público

Todos os dias são lançados milhares de novos aplicativos no mercado. Porém, para fazer com que um aplicativo se torne um sucesso é preciso conquistar o público. Para que a aceitação do aplicativo seja positiva é necessário ter atenção a algumas características, como a usabilidade, a execução de testes com diversos tipos de pessoas e dispositivos, etc. As possíveis dificuldades que as pessoas encontram para utilizar o aplicativo e o tempo que demoram para executá-lo novamente também são fatores que fazem muita diferença nesse processo de aceitação. Confira a seguir as principais dicas para que o seu aplicativo atinja o sucesso!

A importância da aceitação do aplicativo

Antes de conhecer as dicas é necessário entender melhor o mercado e a importância da aceitação do aplicativo pelo público. O mercado de aplicativos é extremamente competitivo e, principalmente para os aplicativos móveis, não é nada anormal que a concorrência seja formada por empresas do mundo inteiro. Sendo assim, além de fazer com que o aplicativo funcione bem tecnicamente, também é preciso agradar aos usuários, pois, caso eles tenham experiências negativas com o aplicativo, mesmo que seja no primeiro uso, eles podem nunca mais voltar a executá-lo. Por isso, é necessário que o app seja testado e avaliado completamente, para que existam mais chances de conseguir atingir o sucesso na aceitação do aplicativo.

Garantir o funcionamento do aplicativo

Antes de mais nada, o aplicativo precisa funcionar extremamente bem. É preciso executar um processo diversificado de testes com diversos usuários, dispositivos e sistemas operacionais diferentes para que, após o lançamento, as chances de ocorrerem bugs sejam menores. Uma estratégia muito eficaz para esse tipo de situação é o crowdtesting. Nesse modelo, usuários reais testam o aplicativo utilizando seus próprios dispositivos em ambientes variados para o teste das suas funcionalidades, tentando identificar bugs ou sugestões de melhorias.

Executar testes de usabilidade

A usabilidade diz respeito à facilidade que os usuários têm ao usar um aplicativo. Dentro desse contexto, são avaliadas diversas características como, por exemplo, o design do aplicativo, a facilidade que os usuários possuem ou não para aprender a utilizá-lo, a quantidade de tempo que o aplicativo demora para executar as suas funcionalidades, a interatividade do mesmo, etc. Devem ser elaborados testes para que essas características sejam avaliadas com seriedade pois, atualmente, a usabilidade de um aplicativo pode ser a principal causa do seu sucesso ou fracasso.

Coletar e mensurar estatísticas de uso

Para que seja possível traçar um perfil dos usuários do aplicativo, é preciso coletar e avaliar algumas informações importantes como por exemplo o tempo entre os acessos do usuário, a quantidade de acessos por dia, o tempo que o mesmo permanece com o aplicativo em execução, etc. Esse tipo de informação ajuda bastante a entender melhor a realidade de uso do aplicativo, além de servir como base para se desenvolver melhorias e apurar os resultados de aceitação do aplicativo.

Enfim, para aumentar a aceitação do aplicativo pelo público, é necessário entender que, além de funcionar bem, o aplicativo precisa ser bonito, fácil de ser utilizado e divertido, para que agrade os usuários, gere experiências e feedbacks positivos, podendo assim alcançar o sucesso!

Agora que você já conheceu as principais dicas para aumentar a aceitação do aplicativo pelo público, aproveite para saber mais sobre como garantir a qualidade do seu aplicativo!

Gostou do nosso post ou ficou com alguma dúvida? Registre o seu comentário aqui!

About Pedro Costa