4 tendências em Application Quality Assurance and Testing

Com o amadurecimento cada vez mais intenso da área de desenvolvimento de softwares e novas tendências tecnológicas surgindo dia após dia, a garantia da qualidade também vai ficando cada vez mais sofisticada. Com as maiores exigências dos clientes, as tecnologias envolvidas ficam mais complexas e a destreza dos desenvolvedores fica ainda melhor! E no meio dessa bola de neve, as expectativas diante de um produto finalizado também aumentam, já que todo teste de software deve ser conclusivo e rapidamente corrigir falhas e problemas. Fica, assim, nítida a importância e a necessidade de se aplicar testes de usabilidade competentes, apostando de vez na Application Quality Assurance and Testing.

Segundo o World Quality Report 2013-14 divulgado pela consultoria Capgemini, o âmbito de Application Quality Assurance and Testing está mais sofisticado do que nunca! O número de empresas com setores dedicados aos teste da qualidade dos softwares subiu de 6% em 2012 para 19% 2013. O relatório apontou, ainda, que a etapa de qualidade e testes costuma ser iniciada muito tardiamente no desenvolvimento dos programas, acarretando em custos extras para o departamento de tecnologia. Há espaço para melhoras, certo?

Com a evolução dos conceitos e das formas de trabalho, evoluíram também as maneiras de se pensar a qualidade e os testes. Quer conhecer as principais tendências em Application Quality Assurance and Testing? Pois confira já nosso post e fique por dentro:

Trabalho na nuvem

As vantagens de se trabalhar com plataformas na nuvem são inúmeras, todas funcionando em prol da produtividade e de um produto final de altíssima qualidade. Ferramentas completas distribuídas no modelo SaaS, por exemplo, reúnem soluções pensadas especialmente para a empresa em questão, levando em consideração suas necessidades específicas para atender melhor a suas expectativas. Soluções de cloud computing contam com todas as conveniências da facilidade de acesso aos recursos disponíveis em múltiplos dispositivos, além de proporcionar um super competente controle de versões, tornando a etapa de teste de software e qualidade muito mais fácil e produtiva.

Desenvolvimento ágil

Um conjunto de técnicas muito conhecido e já amplamente adotado em muitas fábricas de softwares, o desenvolvimento ágil aposta na otimização e na colaboração para que se entregue cada vez melhores resultados. Trata-se de uma tendência aberta a alterações feitas no decorrer do processo, sempre tendo em mente o objetivo de produzir um produto o mais completo possível ao final. O desenvolvimento ágil traz em seu centro mudanças na organização e na distribuição de tarefas que proporcionam menor margem de erros, fortalecendo, assim, a qualidade definitiva. É um modelo que se encaixa perfeitamente nas diretrizes e tendências de teste de software.

Equilíbrio na produtividade

A melhor saída para driblar os cronogramas apertados e o grande volume de trabalho na área de Application Quality Assurance and Testing é buscar a otimização dos processos e melhorar a produtividade. Vale a pena analisar todas as etapas a uma certa distância, a fim de se fazer um planejamento estratégico que tenha como objetivo otimizar o tempo gasto com cada tarefa. Para tanto, busque ferramentas que ajudem nesse processo e pesquise técnicas de produtividade bem-sucedidas em outras equipes. Lembrando que é sempre preciso reservar tempo suficiente para o desenvolvimento de testes de software competentes, independentemente do tamanho do projeto, ok?

Solução da terceirização

No caso de se contar com uma boa escalabilidade para os clientes por meio de mão de obra espalhada pela internet, as tendências, aí, seguem os fundamentos do crowdsourcing. Lançado pela Base2 Tecnologia, o Crowdtest é um serviço que organiza mão de obra disponível na internet para a execução adequada de testes, procurando por bugs em softwares para web, desktop e aplicativos móveis. É mais rápido e barato do que alocar profissionais gabaritados, por exemplo, sendo que muitas vezes ainda é possível contar com resultados bem mais precisos e competentes.

Destaque-se diante da sua concorrência e entregue produtos cada vez mais bem acabados a seus clientes! E somente com uma competente etapa de teste de software e qualidade você conseguirá atingir esses objetivos. Então o que ainda está esperando?

Agora comente aqui e nos conte se já conhecia todas essas tendências em Application Quality Assurance and Testing! Ficou ainda alguma dúvida ou quer dar uma sugestão? Compartilhe-as conosco e enriqueça nosso post! Participe!

About Pedro Costa