2 Blogs Brasileiros de Teste que você deve conhecer


É claro que selecionar bons blogs não é nenhum estudo científico. As nossas dicas são baseadas na nossa opinião, como pessoas que acompanham a comunidade de testes há vários anos.

Por que selecionamos esses blogs de teste?

No momento da escolha, procuramos por algumas qualidades específicas, que foram as seguintes:

  • boa frequência de atualização;
  • dicas de ferramentas;
  • informações sobre o mercado;
  • resultados de pesquisas;
  • exemplos práticos de artefatos;
  • casos de sucesso;
  • RSS.

Em linhas gerais, demos preferência a informações que possamos aplicar diretamente ao nosso trabalho e absorver com uma leitura rápida.

Não gostamos de blogs que se perdem em discussões sobre metodologia e principalmente aqueles blogs que apenas republicam informações de outros blogs, sejam brasileiros ou estrangeiros.

Blogs que você deve acompanhar:

Bytes Don’t Bite:

Esse blog tem uma proposta parecida com o TestExpert, mas com uma diferença importante: ele não se limita a testes nos seus assuntos. É bem eclético. Porém, se quisermos nos restringir apenas aos posts sobre testes, basta filtrarmos. O blog tem cerca de um ano e meio e a parte de testes está com atividade aparentemente desde o meio de 2011, mas tem mantido uma boa frequência e excelentes posts, desde o famigerado “O teste está morto” até o bem humorado “Bugs tem sentimentos“.

Elias Nogueira

É o blog do Elias Nogueira, um dos especialistas mais atuantes na comunidade de testes de software brasileira. Lá você encontra excelentes posts técnicos sobre ferramentas (em especial os posts sobre o Selenium) e, também, material incomum em português como vídeos e podcasts sobre testes. Sem falar no material produzido pela Trilha de Teste do TDC2011. Mesmo os raros posts sobre metodologia são bem diretos. Nota curiosa para o post mais popular que é sobre a integração do Mantis com o TestLink. Sempre me pergunto por que muitos profissionais de testes valorizam tanto essa integração.

About Mariana Martini