Aplicativos Mobile: o usuário é exigente

f058cw.jpgNada melhor que números para mostrar como os usuários de dispositivos móveis são exigentes e estão fugindo de aplicações cheias de falhas.

A Compuware Corporation realizou um estudo global sobre as expectativas dos usuários em relação ao acesso em APPs versus versus sites móveis.

A Compuware Corporation publicou o resultado de um estudo global sobre as expectativas dos consumidores em relação às aplicações móveis versus websites móveis. A pesquisa revela que os consumidores globais preferem aplicações móveis a websites móveis.

Então, aqui vão os 9 dados mais importantes deste estudo:

  1. 85% dos usuários de smartphones preferem aplicativos a sites mobile, principalmente porque as aplicações são mais convenientes, rápidas e fáceis de navegar.
  2. Essa preferência se dá por três razões principais: porque apps são mais convenientes (55%), rápidos (48%) e fáceis de usar (40%).
  3. 79% afirmou que tentaria usar um aplicativo 1 ou 2 vezes depois dele ter falhado a 1ª vez.
  4. Apenas 16% disse que faria mais de 2 tentativas de uso do app.
  5. 62% já encontrou um erro em um ou mais aplicativos mobile.
  6. 47% já experimentou lentidão ao abrir algum app.
  7. 40% já tentou usar um aplicativo que nem sequer abriu.
  8. 37% reclamou de que a aplicação não funcionou como o esperado.
  9. O tempo médio esperado para que um aplicativo mobile abra é de 2 segundos.

O estudo mostra ainda que os consumidores desejam aplicações que tragam mais conteúdo personalizado, bem como ofertas e vantagens com base em seus interesses.

ATENÇÃO Desenvolvedor!

No entanto, experiências ruins nas aplicações também podem ser compartilhadas viralmente, que podem resultar em revisões pobres e baixa audiência que impactam nos números de aceitação. Uma experiência ruim em aplicações móveis pode desencorajar os usuários a acessarem aquela aplicação novamente.

“Com os consumidores esperando melhores experiências com aplicações móveis, agora mais do que nunca, alcançar essas expectativas não é apenas uma questão de realizá-las é preciso um esforço consciente para obter esse resultado, ao longo de todas as etapas do processo de criação e desenvolvimento”, diz Stephen Pierzchala, estrategista de tecnologia, da Compuware APM. “O desempenho é um colaborador fundamental para proporcionar uma experiência adequada para o usuário de aplicações móveis. Portanto, as aplicações móveis precisam ser consideradas como peça-chave no processo. Elas têm que ser rápidas e confiáveis para terem valor”, finaliza.

Como, então, lançar um novo app para um negócio sem antes testá-lo para garantir maior aceitação por parte dos usuários? Impossível.

Para ler o resultado final da pesquisa, clique aqui

About Mariana Martini