Mulheres importantes no campo da TI

Para quem acha que na área de Tecnologia da Informação quem comanda são os homens, apenas por serem maioria, aqui vai um destaque a algumas das mulheres mais importantes no campo de TI:

Ada-Lovelace

 

Ada Lovelace

Impossível esquecer de uma das responsáveis pela existência da ciência da computação como a conhecemos e, mais especificamente, pela programação. Pois é: o primeiro programador da história foi, na verdade, uma mulher. Ada Lovelace foi responsável por escrever o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. E, por isso, se tornou uma das mulheres que mais merecem destaque no dia de hoje.

 

 

 

Grace Murray Hoppergrace-murray-hopper

Ela trabalhou na programação da série de computadores Mark I, um dos primeiros computadores digitais da história. Ela também desenvolveu uma linguagem chamada FLOW-MATIC e influenciou a criação da linguagem COBOL, que é usada até hoje. Mas um de seus feitos que mais é lembrado até hoje é o fato de que foi ela que descobriu uma mariposa atrapalhando uma das máquinas que usava para trabalhar e, com isso, cunhou os termos “bug” e “debugging”.

 

 

 

Dana-Ulery

Dana Ulery

Dra. Dana Ulery é uma cientista da computação americana e pioneira em aplicações científicas de computação. Ela ficou conhecida por ser a primeira mulher engenheira da NASA, trabalhando no Laboratório de Propulsão a Jato, desenvolvendo algoritmos para a automatização dos sistemas de rastreamento de tempo real da NASA’s Deep Space Network.

Essas e muitas outras mulheres fizeram a diferença na nossa área. Esse post é também uma homenagem a todas as mulheres que fazem parte da equipe da Base2.

 

About Mariana Martini