O futuro é mobile e você faz parte disso

Há pouco mais de 15 anos, os primeiros celulares com recursos de câmeras eram lançados no mercado e de lá para cá, o número de usuários de dispositivos mobile quintuplicou. É fato que a cada dia são lançadas novas tecnologias que dão cada vez mais recursos aos aparelhos mobile. E neste mesmo ritmo, crescem também as oportunidades para que as empresas possam se aproximar cada vez mais de seus consumidores por meio de aplicativos móveis.

Acompanhe a seguir um breve panorama do futuro do mobile e saiba o que a sua empresa pode fazer para aproveitar isto.

O futuro do mobile

Não é preciso ser um especialista para notar que a cada dia mais pessoas se tornam adeptas aos dispositivos mobile. Mas para se ter uma ideia, recentemente a Cisco divulgou um estudo conhecido como Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast, o qual revela previsões do tráfego global de dados móveis entre 2015 e 2020.

Segundo o estudo, as previsões são de que os dispositivos móveis e suas conexões, passem a representar 72% de todos os dispositivos e conexões até 2020, o que seria 36% maior do que em 2015.

Já os dispositivos móveis irão representar 98% de todo o tráfego de dados móveis em 2020, sendo que somente os smartphones serão responsáveis por 81% de todo este tráfego.

Analisando este crescimento de outra perspectiva, é possível observar que os dispositivos móveis estão crescendo com tanta rapidez que em 2020 haverá mais pessoas com celulares (5,4 bilhões) do que eletricidade (5,3 bilhões), água encanada (3,5 bilhões) e automóveis (2,8 bilhões).

Aplicativos móveis e a tendência de expansão dos smartphones

Com um aumento tão expressivo de pessoas utilizando dispositivos mobile, outra tecnologia que pega carona neste crescimento são os aplicativos móveis.

E atualmente, com o avanço da Internet das Coisas, cada vez mais os aplicativos deixam de ser apenas jogos de entretenimento para beneficiar pessoas, negócios e a sociedade como um todo.

Neste cenário, as empresas que pretendem se destacar em seus mercados devem estar atentas à tendência da evolução dos dispositivos mobile conforme o estudo mostrado acima. Deste modo, investir na criação de aplicativos móveis passa a ser uma necessidade para que as companhias consigam alcançar seu público-alvo de modo a interagir com eles e criar um diferencial competitivo.

Satisfação dos usuários: o sucesso para os aplicativos móveis

Na medida em que o mobile vai se expandindo e o uso dos aplicativos móveis também passa a ser cada vez maior, é possível observar que os usuários também se tornam cada vez mais exigentes. Isto significa que uma vez tendo baixado, o usuário tem a expectativa de contar com um aplicativo de alta performance. Por outro lado, se as suas expectativas não forem atendidas, é muito provável que ele não dê uma segunda chance ao aplicativo.

Deste modo, para obter sucesso com seu aplicativo móvel, é fundamental que ele possua um alto desempenho, não apresente falhas e bugs e também proporcione uma boa experiência para o usuário. Assim, as chances dos usuários adotarem o aplicativo da sua empresa na home screen de seus aparelhos passa a ser grande.

Aproveitar o crescimento dos dispositivos mobile previstos para os próximos anos, sem dúvidas é muito importante para quem pretende se destacar em seus mercados. No entanto, conforme vimos, para estar à frente com o seu aplicativo em meio às diversas opções existentes, é fundamental que ele possua um alto desempenho a fim de proporcionar uma excelente experiência para os usuários.

Nós da Base 2 somos especialistas em testes de aplicativos móveis e podemos ajudar a sua empresa a ter um aplicativo perfeito para os seus usuários. Portanto, se você pretende contar com um aplicativo de alta performance, conte conosco!

E você, já está preparado para o futuro do mobile? Conte com a Base 2 e tenha já um aplicativo móvel de alta performance!

About Contentools