O que faz um aplicativo ter sucesso?

A crescente oferta de aplicativos no mercado deixa uma dúvida. Iniciando no planejamento até estar preparado para entrar no mercado, o caminho de criação de um App é longo. É por isso que o desenvolvimento deve ser certeiro!

O que diferencia, então, os aplicativos que fazem sucesso dos que não fazem? Nesse artigo iremos abordar um pouco mais sobre como um App ideal deve ser:

Ter propósito claro

É importante que você exponha claramente o valor do seu aplicativo. Aplicativos como o Tinder, o Uber e o Spotfy ganham tanta fama, em parte por terem seu objetivo bem definido. Saber a missão do app ajuda você a escolher um melhor design e o tipo de marketing mais apropriado para divulgação.

Usabilidade

Elimine obstáculos para a utilização do seu App e torne a experiência de usá-lo boa para o seu consumidor final. Engaje seus usuários com telas de abertura que contenham dicas para a utilização do aplicativo. É importante que o usuário possa passar por essa tela sem muito incomodo, se direcionando com um clique para a página inicial do aplicativo. Caso seu aplicativo faça vendas, simplifique a etapa de captação de dados para que o usuário não desista da compra.

Características

Tenha conteúdo e design apropriado para o assunto que você se dispõe a oferecer. Se o App for de jogos, crie desafios para os jogadores; se o App for de notícias, forneça as notícias de um jeito único que o leitor não encontraria em outra fonte.

Marketing e propaganda

Existem muitos aplicativos à disposição de todos para baixar de forma paga ou gratuita. Para que o seu público alvo conheça o App é preciso investir em marketing. Após a conquista dos primeiros usuários, é mais fácil atrair os próximos downloads. Se você quer entrar para a lista dos 200 mais baixados de uma categoria, precisará dedicar tempo e investimento para a propaganda de seu site. O planejamento em marketing deve ser feito junto ao plano de negócio do novo aplicativo.

Bom desempenho

De nada adianta ter um propósito e investir muito em propaganda se na hora que os usuários forem usar, o app travar ou dar algum problema. Para garantir que o usuário terá uma boa experiência, você pode aplicar testes antes de colocar o produto em produção.

São vários os testes que são possíveis de aplicar, sendo eles de compatibilidade, funcionalidade, de usabilidade, de sincronismo de integração e de desemprenho. Conheça mais sobre esses testes clicando aqui. 

Com todas essas dicas, o planejamento do desenvolvimento do seu App fica mais fácil. Não se esqueça de otimizar o seu produto para as lojas que ele estará disponível, como a App Store ou o Google Play. Entenda o que é necessário para que o seu aplicativo chegue ao topo de acordo com as regras do site.

Disponibilizando um App de alta qualidade e com as características descritas a cima, seu App será um sucesso! Entre em contato com a Base 2 para ter mais informações de como testes podem lhe ajudar!

About Contentools