Os top 10 aplicativos do mundo

Top_TenSegundo recente publicação no site internacional App Annie, o Brasil é um dos países que mais baixa apps no mundo. Além disso, a empresa de consultoria fez uma lista com os 10 aplicativos mais baixados por aqui.

A lista conta com diferentes apps e com funções bem específicas. Conheça quais são:

#1. WhatsApp

O app de mensagens foi o mais baixado de 2015 e seu sucesso está ligado principalmente pelas atualizações e novas funcionalidades. Entre elas estão o backup de conversas usando o Google Drive, a nova versão web, chamada de voz e etc.

Com ele é possível trocar mensagens sem ter que pagar por isso. Disponível para as principais plataformas, o WhatsApp também permite imagens, vídeos, documentos no formato PDF e desde 2015 faz ligações grátis quando conectado a internet. O número de downloads supera 1 bilhão.

#2. Facebook

O app da rede social Facebook ficou em segundo lugar no gosto dos brasileiros. Lançado em 2004, o Facebook é atualmente a interface social com maior número de usuários ativos. A versão para dispositivos móveis chegou em agosto de 2011 e em 2015, a empresa lançou algumas novidades internas, das quais se destacam os Instant Articles, uma ferramenta que lista matérias de diversos sites dentro da rede, o que deu mais agilidade ao aplicativo.

Por dia, em média, 316.455 novos usuários se cadastram no Facebook.

#3. Messenger

Esse é o app de mensagem do Facebook em que os usuários podem se comunicar com seus amigos da rede social de Mark Zuckerberg. Lançado em 2011, o Facebook Messenger para dispositivos móveis equipados com iOS e Android.

O app permite a conversa por mensagens, áudios, entre outras formas. Esse ano o Messenger alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

#4. Instagram

Os quatro apps mais baixados são da empresa do Facebook. O quarto é o Instagram, aplicativo para compartilhamento de fotos, vídeos e aplicação de filtros. Lançado em 2010 por Mike Krieger e Kevin Systrom, o app passou a permitir que usuários utilizem fotos em outros formatos além do quadrado somente em 2015. O número de downloads supera os 400 milhões.

#5. Palco Mp3

O primeiro app da lista não pertencente ao Facebook, o Palco MP3, criado em 2003 e leva produções de artistas independentes aos smartphones de seus usuários. O app oferece diversas ferramentas destinadas ao consumo de músicas online e permite que artistas possam cadastras suas produções.

A desenvolvedora do app é uma empresa brasileira, a Studio Sol e com mais de 100 milhões de músicas em seu acervo, o Palco Mp3 já foi baixado por mais de 70 milhões de usuários.

#6. Antivírus Acelerador & Limpeza (PSafe Total)

Em sexto lugar está o Antivírus Acelerador & Limpeza (PSafe Total), criado pela empresa PSafe. Ele é um aplicativo destinado a manutenção do smartphone e pode ser usado para deletar informações inúteis que estejam ocupando espaço. Trata-se de um aplicativo grátis destinado a segurança e performance mobile com mais de 60 milhões de downloads.

#7. Imo

Em sétimo lugar está outro app social. O Imo é destinado à troca de mensagens de texto e conferências via vídeo e ligações ilimitadas. Também oferece funcionalidades como grupos de chat, compartilhamento de fotos e vídeos e stickers que podem ser enviados durante a conversa. 

Desde que foi lançado, mais de 400 milhões de usuários baixaram o IMO, 50 milhões deles, brasileiros.

#8. Clean Master

O programa é usado para varredura no smartphone, fazer uma limpeza e otimização do sistema, eliminando cache, chaves de registro sem utilidades e demais itens que comprometem o desempenho do dispositivo. O app oferece proteção em tempo real e recentemente foi acrescido da função AppLock que protege arquivos e aplicativos privados. Criado pela companhia chinesa Cheeta Mobile, o Clean Master já foi baixado por mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, dos quais mais de 50 milhões são brasileiros.

#9. 4Shared

Na nona posição está o app do 4Shared, destinado ao serviço de compartilhamento de arquivos na nuvem. O app pode ser usado tanto para baixar quanto para armazenar dados, sendo que a biblioteca é acessada a partir de smartphones, tablets e computadores. Fundado em 2005 por Alex Lunkov e Sergey Chudnovsky, o app foi baixado por mais de 40 milhões de brasileiros.

#10. Snapchat

Em décimo lugar na lista ficou o Snapchat, um app para o compartilhamento de imagens e vídeos. O diferencial do Snaptchat é que o conteúdo tem tempo de vida pré-determinado e passado o tempo de visualização ele não pode mais ser visto pelas outras pessoas. Em 2015, o Snapchat lançou as ferramentas de lentes, que colocavam efeitos especiais sobre os vídeos. Desenvolvido por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brow, o Snapchat foi baixado por 56 milhões de pessoas em 2015.

O que os testes de software tem a ver com esta lista?

Dificilmente esses aplicativos estariam na lista sem um desenvolvimento adequado e testes de desempenho eficazes. Eles são conduzidos para verificar a qualidade das aplicações em situações que há grande demanda de acessos a fim de determinar se o sistema suporta essa maior quantidade de acessos. Os testes de desempenho permitem identificar se há possíveis erros quando esse volume é realizado.

Gostou da lista? Não deixe de acompanhar mais conteúdo interessante na nossa página e comente o que achou desse post.

About Contentools