Quais são cuidados com a avaliação de seu APP?

Archivo base

 

Um senso comum na área de aplicativos é que você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa impressão.

Os desenvolvedores de aplicativos sabem que o sucesso do seu produto vai depender não só da sua utilidade, mas também do que as pessoas pensam a respeito dele. Os comentários e as avaliações são como um teste de qualidade, uma vez que os visitantes das lojas de aplicativos levam muito em consideração a sua classificação (quantidade de estrelas) antes de efetuar o download. Deste modo, quanto menor for o número de estrelas que o aplicativo possui, menor será a probabilidade de ele ser instalado por novos usuários.

50% dos consumidores não irão instalar um aplicativo se ele possuir uma classificação média de menos de três estrelas.

Acompanhe os detalhes a seguir e confira a importância de ter uma boa avaliação do seu aplicativo nas lojas de app.

Avaliações e comentários: Primeiras impressões em aplicativos

Segundo dados do relatório da empresa Apptentive, 50% dos consumidores não irão instalar um aplicativo se ele possuir uma classificação média de menos de três estrelas, tanto na App Store quanto no Google Play Store. Além disso, de acordo com o Guia para aplicativos mobile classificação e comentários da Apptentive, 90% das pessoas disseram que as avaliações de estrelas são a chave para tomarem a decisão de baixar ou não um aplicativo.

Para este estudo, a Apptentive entrevistou centenas de usuários ativos de aplicativos e analisou 100 aplicativos para obter uma visão geral do quão importante é a classificações de estrelas para os usuários.

O relatório mostrou que 79% das pessoas verificam os comentários e as avaliações dos aplicativos antes de efetuar a instalação e 53% das pessoas fazem a mesma coisa antes de atualizar um aplicativo já instalado. Além disso, 55% dos entrevistados disseram que iriam verificar as avaliações antes de realizar uma operação in-app.

"Em um mundo onde as primeiras impressões representam muito e em um cenário onde os consumidores estão cada vez mais céticos em relação a marketing e recomendações, as classificações e comentários de aplicativos em lojas tornaram-se um grande motor da descoberta e de conversão", afirma a Apptentive.

Como as pontuações exercem grande influência na instalação de Aplicativos

Já não é nenhuma surpresa que aplicativos com uma classificação de cinco estrelas têm uma probabilidade de 100% de ser instalado, conforme afirma o relatório da Apptentive. Quatro estrelas e classificações médias também possuem uma alta taxa de instalação, no entanto, aplicativos com duas ou menos estrelas devem ser repensados ou extintos pelos seus desenvolvedores.

https://cdn.pbrd.co/images/d0RxneGbj.png

O processo pode não parecer justo, já que o sucesso de um aplicativo está relacionado ao ponto de vista de uma pessoa muitas vezes “sem rosto”, entretanto, este é o mundo em que vivemos nos dias atuais. Comentários no Yelp, Facebook e Google conduzem a atividade de consumo do mundo real.

Classificações e comentários continuam a desempenhar um papel importante no crescimento de aplicativos até mesmo muito tempo após um usuário ter expressado sua opinião. Isto porque eles servem basicamente como prova social para indicar a qualidade do seu aplicativo para outros usuários.

Ainda segundo o relatório, os consumidores são 22% mais propensos a deixar de classificar um aplicativo quando ele não supera suas expectativas, ao contrário de quando ele já possui boas classificações. Neste cenário, há milhares de aplicativos que ainda não atingiram o limite de três estrelas assim, críticas negativas podem afetar a classificação desses aplicativos que muitas vezes têm tudo para serem considerados bem-sucedidos.

Por que avaliações de aplicativos nem sempre importam?

É fato que boas avaliações costumam impulsionar um aplicativo assim como avaliações negativas tendem a desvalorizar o app. No entanto, ainda existem milhões de consumidores que preferem não avaliar ou comentar sobre um aplicativo e ainda o utilizam com satisfação. Assim, se o seu aplicativo faz o que promete, com certeza ele sempre terá fãs e usuários fieis, ao contrário de um aplicativo que deixa a desejar no quesito básico de funcionamento.

Um aplicativo mal avaliado nem sempre representa um aplicativo ruim, assim como um aplicativo com bons feedbacks não representa necessariamente um bom app. Portanto, ao desenvolver e divulgar seu aplicativo, é fundamental observar as opiniões e avaliações de usuários mas não utilizar somente esta métrica para avaliar o nível de satisfação do público.

Desta forma, quando se desenvolve aplicativos focando sempre na qualidade, funcionamento e experiência para o usuário, os comentários e as avaliações positivas tendem a ser consequência. E para alcançar este patamar é importante que a sua empresa crie uma boa cultura de desenvolvimento para app com a inclusão de teste mobile.

Nós da Base2 somos especialistas em teste de app e estamos preparados para ajudar a sua empresa a ter um aplicativo pronto para atender as necessidades do seu público. Portanto, conte conosco!

E você, tem dado atenção às funcionalidades e desempenho do seu aplicativo? Conte com a Base2 para melhorar a reputação do seu app e torná-lo ainda mais popular.

Fonte: Arc.applause.com

 

About Contentools