Conheças as novidades mais recentes do Android

Apesar do Google já ter anunciado oficialmente o lançamento de seu mais novo sistema operacional mobile, o Android N ou Nougat, a porcentagem de usuários que ainda utilizam o Android Lollipop permanece maior do que a de usuários que aderiram à versão Marshmallow. Segundo o relatório de distribuição do Android, cerca de 35,5% dos usuários continua usando o Lollipop enquanto apenas 15,2% usa a versão posterior do sistema operacional, o Marshmallow.

No post de hoje falaremos sobre as principais novidades do Android Marshmallow e iremos abreviar algumas novidades sobre o Android N, que será lançado ainda esse mês. Continue lendo para conferir!

Gerenciador de arquivos integrado

Os usuários sempre tiveram problemas na hora de gerir os arquivos armazenados na memória interna de seus dispositivos móveis, muitas vezes precisando fazer download de aplicativos de terceiros para conseguir gerenciar os seus arquivos de forma mais simplificada e organizada. O Android Marshmallow é a primeira versão a possuir uma função de gerenciamento de arquivos nativa integrada. Para localizar a função basta ir em:

Configurações / Armazenamento e USB / Memória Interna / Explorar

Você poderá gerenciar as pastas localizadas na memória interna e externa do dispositivo.

Novidade para toda a linha Nexus

As versões mais antigas do Nexus (5, 6, 7 e 9) têm direito a um recurso designado aos novos modelos 5X e 6P, que é o atalho para a câmera no botão de energia do dispositivo. Para utilizar o atalho basta apertar o botão de energia (ligar e desligar) duas vezes seguidas, então a câmera do aparelho será ativada. O usuário das versões mais antigas Nexus apenas precisa atualizar o seu sistema para a versão Android Marshmallow.

Maior variação de emojis

A lista de emojis aumentou com cerca de 220 novas opções para os usuários da versão mais atual do Android. Você pode conferir cada um dos novos emojis clicando nesse link.

Google Now na tela de bloqueio

O Google Now é uma das funções mais interessantes que o Android disponibilizou em seus sistemas operacionais mais recentes, permitindo que o usuário faça buscas ou anotações rápidas através de comandos de voz. Dessa vez o Android decidiu facilitar ainda mais a vida de seus usuários permitindo que o Google Now seja acessado mesmo que o aparelho ainda esteja na tela de bloqueio.

Função Now on Tap

Uma espécie mais avançada e funcional do Google Now, porém como o nome já diz, os comandos são dados através do toque. O recurso foi oficializado apenas na versão Marshmallow do Android, e consiste em mudar a experiência de utilização de um smartphone por completo. A função Now on Tap funcionará basicamente como um scanner, que ao receber um longo toque na tela do aparelho, irá verificar todas as informações e buscar diversas opções de interação.

Por exemplo, ao receber uma mensagem (sms ou e-mail) de um amigo o convidando para ir a um restaurante e aplicar a função Now on Tap, o aparelho irá verificar diversas opções de restaurantes, mapas com as suas localizações, ou até mesmo um novo evento será criado em sua agenda. Você pode conferir quais são os dispositivos que possuem a versão em português do Now on Tap e como ele funciona através desse link.

Melhorias no gerenciador de memória RAM

A versão Marshmallow oferece uma visualização mais detalhada a respeito de quais são os aplicativos ou recursos que estão consumindo memória RAM de seu smartphone. Além disso, muitas outras funções foram aprimoradas na versão mais atual do Android, tais como:

  • Sistema de gerenciamento de memória interna aprimorado;
  • Modo silencioso nativo integrado novamente;
  • Sistema de gerenciamento de energia melhorado;
  • Gerenciamento de permissões de apps melhorado;
  • Possibilidade de escolha da banda de frequência do wi-fi;
  • Novo pacote de segurança integrado;
  • Leitura de impressão digital (aparelhos Nexus);
  • Android Pay – Plataforma de pagamentos móveis.

Novidades que estarão presentes no Android N

Estamos cada vez mais próximos do lançamento do Android N e essas são apenas algumas das funções inovadoras que estarão presentes no sistema operacional:

· Tela dividida permitindo múltiplas funções

O que antes era uma função restrita apenas a usuários de Ipads e apenas algumas versões de smartphones Samsung, será padrão a partir do Android N. A função fará com que a sua tela seja dividida, permitindo que você possa, por exemplo, assistir a sua série preferida no Netflix enquanto acessa o Facebook.

· Instant Apps

A função irá permitir que você utilize aplicativos sem necessariamente ter que os instalar na memória de seu smartphone.

· Modo avançado de economia de bateria

Os usuários do Android Marshmallow puderam ver o quanto a versão Doze da função é econômica, porém, o Android N promete aperfeiçoar ainda mais através da versão Svelte.

· Atualizações discretas

As atualizações não deixarão mais o seu smartphone inutilizado, pois serão realizadas em plano de fundo, serão baixadas apenas quando uma conexão wi-fi estiver presente e serão instaladas apenas quando o seu aparelho for reiniciado, de forma rápida e discreta.

· Realidade Virtual

O Google ainda está fazendo um pouco de mistério em relação aos seus recursos de Realidade Virtual, mas a promessa é que o novo sistema Android irá proporcionar uma experiência futurística aos seus usuários através do Daydream.

O que você achou das inovações que o Android tem trazido para a tecnologia mobile? Dê a sua opinião nos comentários!

About Contentools