O que fazer com as estrelinhas? A importância da avaliação dos usuários para um aplicativo

estrelas

Longe de ser provocativo com o título do artigo, mas quais são as melhorias que podem ser implementadas em um aplicativo a partir das revisões feitas pelos usuários?

As famosas estrelinhas que indicam a qualidade do aplicativo assim como os comentários dos usuários se tornaram importantes instrumentos de suporte a serem usados pelos desenvolvedores. Muita informação útil pode ser obtida, desde que bem filtrada e utilizada de forma organizada.

As revisões, que podem ser tanto positivas quanto negativas, passam a verdadeira experiência do usuário e por isso são fundamentais no desenvolvimento e testes de aplicativos. Elas podem ser fonte para novas funcionalidades, detectar falhas e futuras melhorias. Além de ser um importante canal de comunicação com os usuários que efetivamente utilizam as aplicações.

Diante de tantas avaliações, é preciso de forma organizada e produtiva, aproveitar os dados e converter em informações úteis ao processo de melhoria do produto. Saiba como usar as revisões a seu favor na criação de mobile apps.

Passo 1: Defina um processo de análise e organização das revisões dos usuários

Dê preferência a um processo automatizado. Toda a informação fornecida pelas lojas de aplicativos, como feedback do usuário, deve ser analisada e organizada, assim é possível direcionar para o time de desenvolvimento os dados consolidados.

É preciso lembrar que, dependendo do aplicativo, uma quantidade enorme de dados pode ser gerada pelos usuários que pretendem compartilhar sua opinião. O uso de mineração de dados se aplica muito bem a este cenário.

As informações fornecidas podem atender a diferentes tipos de características, então durante o processo de análise é possível indicar em que área do ciclo de vida do produto pode ser aplicada. É possível identificar áreas como:

  • Requisitos do software

  • Interface do usuário

  • Satisfação do cliente

  • Qualidade

  • Preço

  • Concorrência

Além de utilizar as revisões disponíveis pelas lojas, é possível incorporar no aplicativo funções que solicitam o feedback sobre o uso do software, porém essa funcionalidade deve ser utilizada com cuidado para não causar aborrecimento ao usuário e gerar revisões negativas.

Passo 2: Classifique as revisões de acordo com as características

Identificadas as características que podem ser extraídas dos comentários, é a hora de organizá-las. Para isso, tente associar a opinião a uma particularidade.

Classificações com uso das estrelas / like ou dislike

Muitos usuários, além de ranquear o aplicativo com o uso das estrelas ou "likes", costumam também justificar o motivo que os levaram a isso, esse tipo de classificação pode ajudar a identificar a satisfação do usuário.

A recomendação do aplicativo para outros usuários

Outra informação que surge das avaliações são as recomendações, que são importantes para verificar a satisfação do usuário e a qualidade do produto. A justificativa atribuída pelos usuários dá uma boa noção de quanto o aplicativo está ou não no caminho certo.

Os comentários com ideias e sugestões

Com o grande número de aplicativos, é comum o usuário utilizar de sua experiência para compartilhar ideias e fazer sugestões, mesmo que fazendo isso através de comparativos com outros apps da concorrência. Esse tipo de comentário se torna bastante útil para desenvolver novos requisitos e melhorias relacionadas à interface e usabilidade.

Identificação de bugs e problemas com atualizações

Não necessariamente isso é um problema com o processo de testes, que não identificou um defeito ou incompatibilidades nas atualizações. É muito comum que os usuários utilizem os aplicativos em cenários que não foram identificados durante o planejamento dos testes, ou até mesmo configurações diferentes do que estava previsto inicialmente no aplicativo.

O importante é aproveitar a oportunidade do acesso a essas informações para ir além da correção dos problemas identificados e aproveitar para aperfeiçoar o planejamento dos testes. Sabemos que tudo isso é um processo de melhoria contínua, principalmente por se tratar de uma arquitetura complexa como a mobile.

Ferramenta de suporte ao usuário

Por final ainda é possível com o uso dos comentários fornecer suporte e esclarecer dúvidas, mesmo que de forma superficial ou inicial, direcionando o cliente para uma troca de e-mails ou uma página de suporte. Isso certamente ajuda na satisfação do usuário.

As revisões de aplicativos estão sendo utilizadas de várias maneiras. A principal preocupação é verificar a qualidade das revisões e o seu uso. Para resolver isso, sugerimos a criação de processos e o uso de ferramentas adequadas. Com os dados em mãos, consolide as informações e faça convergir em um produto melhor.

Você tem algum processo que faz uso das avaliações dos usuários de seu aplicativo? Aproveite os comentários e compartilhe com a gente. Não deixe de nos seguir no blog da Base2 para ter mais dicas e informações. 

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