Como anda o desempenho do seu software?

Você já parou para analisar o desempenho do seu software? Já pensou em como as informações referentes a este desempenho impactam tanto o seu negócio quanto a vida dos usuários? Apesar de não serem algo novo, é comum que os testes de software não recebam de empresas e profissionais de TI a atenção que merecem. São, porém, uma área em constante expansão, dada sua importância para garantir a confiabilidade e funcionalidade dos softwares desenvolvidos.

Afinal, que usuário gosta de utilizar uma aplicação na qual frequentemente se depara com problemas ou mensagens de erro? Ao contrário da impressão que podem passar, estes testes não têm como objetivo criticar o trabalho dos desenvolvedores, mas oferecer ferramentas para que estes atinjam seus objetivos com relação aos usuários, chegando o mais próximo possível da perfeição. Entenda melhor a importância dos testes de software, e como estes podem trazer resultados positivos para a equipe de desenvolvimento:

Importância dos testes de software

Cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, os sistemas de software devem ser avaliados quanto aos padrões de qualidade desejados, de forma a garantir seu funcionamento correto, livre de erros e com segurança adequada. Entenda as vantagens destes testes:

1. Melhoria da qualidade

O contato com o usuário é essencial para que sejam apontadas melhorias que contribuam para seu funcionamento. A realização de testes é, assim, procedimento fundamental para a satisfação do usuário final.

2. Identificação de bugs

Os testes de softwares permitem identificar bugs relacionados a erros como:

  • Textuais e de idioma;
  • De interface gráfica, como componentes desalinhados ou erros na renderização da interface;
  • Funcionais, como comportamentos inesperados;
  • De segurança; e até mesmo impeditivos, que podem comprometer a funcionalidade da aplicação.

Através da realização de testes é possível que estes bugs sejam identificados e consertados antes da liberação do software para os consumidores.

3. Custo-benefício

Grande parte dos custos de um software estão relacionadas à sua manutenção. Apesar de não reduzirem a zero os possíveis erros, os testes de software permitem que estes sejam identificados antes do lançamento, garantindo uma maior satisfação dos usuários, e evitando gastos posteriores para a empresa.

Testes de softwares com crowdsourcing

Os sistemas de testes de software vêm se tornando cada vez mais eficientes com os recursos de crowdsourcing. A partir destes, uma base de testadores é organizada para identificar possíveis falhas de forma otimizada, mais ágil e econômica. As vantagens de se utilizar um serviço que organiza esta base de testadores são muitas.

Os resultados são obtidos a curto prazo, com centenas de falhas sendo apontadas em poucas horas. Além disso, esta base conta não somente com profissionais das áreas de qualidade e testes, mas também com usuários reais, garantindo que suas impressões e necessidades sejam levadas em consideração para a realização de ajustes.

Estes testes podem ser realizados em uma ampla variedade de dispositivos e sistemas operacionais, oferecendo um ambiente ainda mais real para a identificação de possíveis problemas.

Crowdtest da Base2 

O sistema de Crowdtest da Base2 funciona através da organização de uma base com mais de 4 mil testadores online para o atendimento às demandas de seus clientes. Os testes podem ser realizados através dos sistemas de pagamento por bugs encontrados ou por teste realizado, se adequando às diferentes realidades e necessidades das empresas desenvolvedoras. Conheça mais sobre o Crowdtest da Base2,  e entre em contato conosco para a melhor solução em testes de software! 

E você, já tinha parado para pensar na importância de avaliar o desempenho do seu software? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

About Contentools