O que é um teste de desempenho e qual sua importância?

Testes de desempenho são utilizados para verificar se projetos de aplicações Web que tem o acesso de muitos usuários simultâneos, estão com tempo de resposta constante. É importante realizar testes de desempenho para garantir que o software continue funcionando dentro da normalidade e que o seu design continue atendendo as necessidades da empresa. Entenda mais:

O que é um teste de desempenho?

Testes de desempenho são realizados para verificar a qualidade da aplicação Web. Após os testes é possível determinar se o sistema suporta uma grande quantidade de acessos ao mesmo tempo e se há possíveis erros quando esse volume ou estresse de acessos é realizado.

Os testes permitem a análise de inúmeros softwares presentes em várias plataformas. A sua empresa pode contratar uma empresa terceirizada para realizar os testes e garantir a confiabilidade e a independência dos mesmos.

Como é feito um teste de desempenho?

São três tipos principais de testes: teste de volume, de estresse e de desempenho. Nesses testes é possível simular o volume de acessos desejados e as suas atividades. Durante eles, há um monitoramento completo do ambiente para ser possível verificar gargalos que geram quedas de desempenho e sugestões de melhorias.

Primeiramente é feita uma configuração do ambiente e uma modelagem para a realização dos testes, criando a carga a ser testada. Após isso, os testes são realizados e por fim, gera-se um relatório. O relatório contém os pontos de não conformidade e oportunidades de melhorias. Além disso, pode-se realizar uma investigação de não conformidade, para buscar soluções dos problemas.

Teste de Volume

Esse teste tem o objetivo de entender os gargalos que se formam quando há uma maior quantidade de dados manipulados. Uma das falhas mais encontradas nesses casos é a má operação do banco de dados e até mesmo modelagem incorreta.

Teste de Estresse

Busca entender qual o limite de acessos de uma aplicação. Dessa forma, a empresa pode limitar os acessos a certa aplicação em um período crítico, evitando falhas no input de dados.

Teste de Desempenho

Esse teste tem por objetivo testar a funcionalidade da aplicação. Ou seja, busca entender se a aplicação oferece um bom tempo de resposta, se há capacidade para usuários simultâneos e quantas transações podem ser realizadas por segundo. 

Vantagens do teste para usuários

Através dos testes é possível descobrir falhas na aplicação e melhorar seu desempenho. Dessa forma os usuários ganham uma maior agilidade para operar o sistema e evitam falhas em momentos de pico, que são os momentos onde normalmente há mais trabalho a ser feito.

Vantagens do teste para o contratante

Com os testes, o contratante garante que a rentabilidade da sua equipe não seja prejudicada por falhas no sistema. Da mesma forma, é possível pesquisar e entender se o acesso a uma determinada aplicação está sendo dada a mais usuários que o necessário. 

Os testes de desempenho das aplicações são muito importantes, pois dão transparência ao funcionamento do software. Quando a empresa conhece os limites de suas aplicações, ela não realiza sobrecargas e seus sistemas funcionam normalmente.

Ficou interessado em conhecer suas aplicações mais de perto? Acesse nossa página!

About Contentools