Por que automatizar processos é a tendência?

A automação tem estado cada vez mais presente dentro das empresas e hoje já é possível realizar de atividades simples às mais complexas de maneira simplificada graças à tecnologia.

No marketing, por exemplo, já é possível automatizar as tarefas do setor de modo a segmentar o público-alvo adequadamente e ter uma estratégia mais efetiva na conquista e fidelização de clientes.

Mas a automação não para por aí. Acompanhe os detalhes a seguir e saiba por que automatizar os processos tem se tornado cada vez mais uma tendência para as empresas.

A tendência da automação

Atualmente, sobreviver no mercado já deixou de ser apenas uma questão financeira. A necessidade de se ter vantagens competitivas que torne a cadeia produtiva e o produto em si diferenciado dos demais, levou a criação de tecnologias com o objetivo de melhorar a produtividade nas empresas.

Hoje, tornou-se muito comum administrar um negócio ou mesmo tarefas corriqueiras com ferramentas de automação. Assim, setores como estoque, logística, distribuição, gestão de relacionamento com o cliente, vendas ou financeiro, marketing, entre outros, já contam com as vantagens de automatizar processos, permitindo o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços, redução de tempo e de custos.

Contudo, a automação de projetos dentro das empresas vai muito além de simplesmente reduzir custos e facilitar a vida dos colaboradores. Isto significa que as exigências cada vez maiores do mercado que se baseia em padrões de qualidade para aquisição de produtos, também acabam impactando. E com um consumidor cada vez mais exigente, adotar cadeias produtivas que se mantêm contínuas e com qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência das empresas.

Automação de testes

Em meio a uma era onde a automação está presente em diversas áreas, as empresas percebem cada vez mais a necessidade de automatizar também os seus processos de TI.

Neste cenário, ainda é possível observar a realização de testes manuais em softwares para se identificar bugs, mensurar desempenhos e tornar a tecnologia cada vez mais próxima ao nível de exigência dos usuários. 

Por outro lado, quando uma empresa adota a automação de testes, ela passa a agilizar os processos desta área, além de reduzir custos em longo prazo e a identificar mais rapidamente falhas que podem gerar riscos a um projeto.

O que minha empresa ganha com a automação de testes?

Diversas são as vantagens de se fazer testes de maneira automática. Entre elas podemos destacar:

  • Agilidade: Os testes são executados em menor tempo uma vez que um robô pode executar determinadas tarefas 10 vezes mais rápido do que um ser humano, possibilitando uma maior quantidade de testes antes de entregar uma versão final do software ao usuário.
  • Redução de custos: Em médio prazo, a automação de testes acaba sendo mais viável do que a realização contínua de testes manuais.
  • Execução contínua: Ao contrário dos testes manuais que necessitam da disponibilidade de pessoas, na automação é possível realizar testes 24 horas por dia e em 7 dias por semana.
  • Isenção de erros: Robôs não cometem erros, ou seja, fazem exatamente o que foram programados para fazer. Já em testes manuais, existe a possibilidade de falhas na execução dos testes, o que pode comprometer um projeto.
  • Sem dúvidas, a automação de projetos se torna uma tendência cada vez maior para o setor corporativo e neste meio entra também a necessidade de se automatizar testes de softwares, aplicativos, websites e demais tecnologias cada vez mais comuns dentro das empresas.

E você, como realiza os testes de softwares em sua empresa? A Base2 pode te ajudar a automatizar este processo!

About Contentools