Entenda o ambiente de testes do crowdtest

Crowdtest ou crowdsource testing é a técnica de enviar versões de software e produtos ainda em período de desenvolvimento a grandes grupos de pessoas para testes, substituindo uma equipe interna de testadores ou ser uma fase complementar ao ciclo de desenvolvimento.

Quanto às vantagens ao adotar o crowdtest, temos a redução de custos e a melhor qualidade dos testes executados. Mas esse método de trabalho vai além dessas vantagens e de um simples conceito, é preciso conhecer um pouco mais antes de adotar o ambiente de testes do crowdtest como instrumento de qualidade dos produtos de software.

Qualidade no resultado

A composição do time de testadores em um Crowdtest pode ser feita, além dos profissionais de testes, por desenvolvedores, pessoas interessados ​no tipo de produto desenvolvido, especialistas da área, entre outros.

A grande vantagem de se ter uma equipe multidisciplinar está em aplicar uma maior variedade de condições e situações em que o produto pode ser submetido, e que muitas vezes leva a problemas que não foram mapeados em fase de planejamento de testes, quando realizado por uma equipe interna.  

A possibilidade de ter diferentes profissionais validando um produto não quer dizer que o crowdsource testing seja aberto para todos e que não exista um controle sobre as atividades de teste. É preciso deixar claro que todo o processo é controlado e a formação do time de testes passa por um criterioso processo de seleção. O objetivo final é sempre a qualidade nos resultados.

A gestão de todo o processo de qualidade, desde a escolha do time até a apresentação dos resultados, é realizada normalmente por empresas especializadas e com bastante experiência em testes de software, gestão de projetos e, claro, em crowdtest.

Tempo de resposta

Um dos pontos principais do crowdsourcing, modelo de trabalho que deu origem à contribuição de indivíduos ou organizações externas na realização de serviços, está no tempo de resposta.

Quando se aplica o processo de qualidade de um produto ao modelo de crowdtest, é possível obter resultados em uma fração do tempo gasto pelos testes de software no formato tradicional, além de um custo significativamente menor e com melhores resultados.

Os testadores especializados recrutados para validar um software muitas vezes possuem a disponibilidade de trabalho nos fins de semana e durante a noite. Eles colaboram e competem para encontrar e documentar os erros. Uma sessão de testes com uso do crowdsource testing pode, em duas horas de trabalho, atingir um resultado semelhante ao de uma semana de teste de software convencional no departamento de TI.

Bons motivos para o CrowdTest

Dentre as razões para participar de um projeto de crowdtest, na visão dos testadores, está a questão financeira em primeiro lugar. Nesta modalidade de trabalho, o pagamento pode ser feito por teste realizado ou por falha encontrada. Vale destacar que tem muita gente ganhando dinheiro realizando testes.

Outra boa justificativa para se fazer parte de um grupo de analistas de testes de software está relacionada à credibilidade e experiência. A medida que projetos são realizados e falhas são encontradas, os participantes vão adquirindo mais experiência e tendo destaque junto à comunidade de testadores. Isso tem validade para um currículo e na participação de outros projetos. Essa experiência também permite um diferencial no preço pago pelo serviço.

Para as empresas que adotam o crowdsource testing

Aqui no Brasil muitas empresas já têm adotado essa forma de trabalho e alcançado bons resultados, mas ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas, isso ao realizar um comparativo do crowdtest em relação ao mundo.

O ponto chave para o sucesso deste método de trabalho está na gestão, seja ele realizado por empresas especializadas ou de forma interna. Ter uma estratégia muito bem definida e processos e políticas estabelecidas são fundamentais para que as fábricas de software obtenham a qualidade do produto esperada em tempo hábil e com custo reduzido.

A Base2 possui larga experiência na realização de testes de software e na adoção do Crowdtest como método de trabalho. Com mais de 11 anos de mercado, já atendeu empresas de vários segmentos e portes.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba sobre todo o potencial do crowdsource testing e dos serviços especializados que realizamos. Continue nos acompanhando através do nosso blog e leia mais sobre testes de software. 

About Contentools