Governança corporativa: qual é o papel dos testes de software para evitar a corrupção

Cuidado testadores! O japonês da Federal pode estar batendo sua porta. Brincadeiras à parte, infelizmente um assunto que se tornou constante nos noticiários e em nossas conversas com amigos e familiares, tem sido os casos de corrupção em nosso país.

Pode parecer estranho tentar associar a área de testes de software com o combate à corrupção, mas vale uma reflexão sobre o assunto e pensarmos de que forma os profissionais de testes de software podem contribuir para evitar este tipo de problema, que tem levado nosso país para a lama. Mas fique tranquilo, não vamos levantar bandeiras partidárias neste artigo, o assunto será testes.    

O primeiro passo para combater corrupção tem relação com a ética no trabalho

É sempre bom destacar que o trabalho dos profissionais ligados a qualidade de software, não tem relação a uma caça às bruxas, o nosso objetivo não é apontar os maus desenvolvedores ou demonstrar a incompetência de ninguém. Nosso trabalho é contribuir com produtos de tecnologia de qualidade atendendo as expectativas dos nossos clientes.

E isso tem uma ligação direta com ética profissional, muitas vezes o trabalho de um testador requer uma rotina cansativa de trabalho, envolvendo a repetição dos casos de teste, ser bastante detalhista na busca por erros, ser “chato”, para convencer que existe uma falha ou ponto de melhoria, etc. O que pode muitas vezes nos levar a negligenciar ou descuidar de alguns aspectos relacionados à qualidade de um produto.   

É nesse momento que entra a questão ética, os profissionais de testes, não só os ligados a software,  possuem uma grande responsabilidade junto ao consumidores, deixar passar uma falha ou erro podem ter consequências fatais para os usuários. Já imaginou uma falha em algum sistema crítico que lida com vidas humanas?

Por isso temos a obrigação de validar todos os produtos que passam em nossas mãos, com a responsabilidade e com o pensamento, de que pessoas vão utilizar aquele produto ou serviço, confiando que foi realizado um processo de qualidade que permite o uso com total confiança.

O papel dos testes de software no combate à corrupção

Quando se trata de gerenciar e monitorar práticas de corrupção, a análise de dados é a ferramenta mais poderosa para validar a integridade e a precisão dos dados e informações. Atualmente temos a tecnologia ligada a todos os processos operacionais e burocráticos de governos e empresas, dificilmente você encontra alguma situação onde não tenha pelo menos uma planilha eletrônica coletando dados e transformando em informações e relatórios.

Com os avanços que estão ocorrendo dentro da área de testes de software, que envolve um ambiente globalizado com inovações de tecnologia, permite que sistemas como os de governança corporativa passem a ser validados por uma equipe multidisciplinar abordando requisitos  de políticas, direção estratégica, processos e direitos de decisão que validam a prática empresarial, visando o benefício geral da empresa.

Testes de Software aplicados à governança corporativa busca “testar a organização” para medir e melhorar a qualidade dos resultados. Ele alinha os objetivos de negócios para garantir que a informação esteja disponível durante a tomada de decisão em um gerenciamento empresarial. O objetivo do chamado “Software Testing Governance” é garantir a transparência dos sistemas e processos gerenciais das empresas e governos.

Processo de teste contra corrupção

Os testes aplicados a governa corporativa, quando aplicado aos softwares, fornece uma evidente transparência para lançar o produto no mercado com total confiança. Para esse processo de teste une-se a lacuna entre controle de requisitos, aspectos técnicos e riscos comerciais. Ele enfatiza que o sistema deve cumprir a conformidade regulamentar das áreas de software e os aspectos legais ligados ao governo.

O processo e estratégias de testes podem abordar diversas áreas:

  • Anti-fraude e corrupção

  • Governança corporativa

  • Controle interno

  • ISO 37001: sistemas de gerenciamento anti-suborno

  • Contabilidade

  • Auditoria

  • Gestão e ética

O formato aplicado a estratégia de testes envolvem testes analíticos, importantes e que servem de alerta antecipado contra casos de suborno e corrupção. Servem como uma diretriz sobre onde começar a construir um país com um número menor de casos de corrupção. É possível que depois de passarmos por tantos casos críticos os processos empresariais e democrático passe por uma evolução impedindo casos que infelizmente nos atormentam todos dias.

Para obter mais informações sobre testes de software entre em contato com os nossos consultores e continuem nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais.

 

About Contentools