A importância dos testes de segurança para APPs

Os usuários de smartphones e tablets esperam sempre que os aplicativos sejam rápidos e repletos de recursos. Porém, uma nova preocupação se tornou um requisito prioritário, principalmente quando estão envolvidos dados pessoais, transações financeiras e compartilhamento de informações sensíveis: a segurança da informação.  

Proteger aplicativos móveis de ações mal-intencionados e ao mesmo tempo fornecer as funcionalidades e recursos que seus usuários esperam pode não ser uma tarefa simples, mas é uma necessidade. Para superar esse desafio temos temos os testes de segurança para apps e dispositivos móveis como aliados. Integrados ao ciclo de desenvolvimento de software, essa necessidade se torna uma realidade.

Qual a importância de investir em testes de segurança para aplicativo móveis?

Estamos cada vez mais conectados, nossos smartphones e tablets se tornaram extensões de nosso trabalho e vida pessoal e cada vez mais estamos compartilhando informações sensíveis pela rede, e-mail de trabalho, informações médicas, senhas e cartões de crédito – tudo que pode ter um grande impacto se cair em mãos erradas.

Para as empresas que desenvolvem aplicativos o impacto é ainda maio pois, além dos prejuízos dos clientes que precisam ser recuperados, há todo um trabalho, credibilidade e investimentos colocados em risco.

Aplicativos de pagamento móvel, gerenciamento de senhas e redes sociais são apenas alguns exemplos para você imaginar como a segurança da informação é relevante e deve ser uma prioridade.

O impacto da segurança para as empresas

As aplicações empresariais tornaram-se cada vez mais críticas para o sucesso dos negócios. A realidade mostra que ainda não conseguimos protegê-las o suficiente antes de colocá-las no mercado, mas existem empresas que sequer testam a segurança de seus aplicativos, e isso é muito grave.

Mas este cenário está mudando em decorrência de muitos incidentes que têm ocorrido nos últimos anos. Os testes de segurança passaram a fazer parte das decisões estratégicas e investimentos das empresas, tanto para quem desenvolve quanto para quem contrata o desenvolvimento dos aplicativos.

Os testes de segurança de aplicativos móveis, como os testes de aplicativos na web, dispõem de uma variedade de ferramentas, incluindo análise estática, análise dinâmica e testes de penetração e vários outros. Cada um tem sua importância em um processo sólido de testes de software e, quando usados corretamente, podem encontrar grande número de vulnerabilidades que podem ser usadas contra os usuários dos aplicativos.

Escrever um código seguro pode ser um conceito difícil para os desenvolvedores entenderem, uma vez que boa parte das preocupações estão voltadas principalmente para as funcionalidades e facilidade de uso. Olhar o código através dos olhos de um atacante pode ser difícil, mas vale a pena o esforço.

Foi pensando nisso que a Base2 desenvolveu a parceria para executar testes de segurança em apps. Com o uso da ferramenta Codified Security é possível testar o seu aplicativo em qualquer fase que ele esteja, ajudando você a encontrar e corrigir as possíveis vulnerabilidades em até 48h.

Entre em contato com os nossos especialistas e tire suas dúvidas de como podemos ajudar. E não se esqueça de continuar nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. 

About Contentools