Novos aplicativos do iOS 8 serão “como mágica”

Após a Apple anunciar o novo iPhone 6 e a versão mais recente do seu sistema operacional móvel, iOS 8, Matt Johnston, diretor de marketing da App Applique (anteriormente uTest), disse que os usuários do iPhone seriam surpreendidos por um conjunto de aplicativos que aproveitam ao máximo os novos recursos do iOS 8.

Johnston disse ainda que muitos desenvolvedores, particularmente aqueles que criam aplicativos customizados para empresas como bancos, empresas de mídia ou varejistas, ainda não começaram a utilizar os novos recursos no iOS 8.

“Eles estão diante de muitas novidades, e por isso as atualizações de seus aplicativos devem aguardar cerca de dois meses para serem liberadas”, disse Johnston ao Business Insider. “É preciso ir em frente, entender e usar os novos recursos; os novos aplicativos serão considerados como mágica para seus usuários”.

Esses novos recursos darão aos usuários do iPhone/iPad a capacidade de conectar seus aplicativos a diferentes dispositivos: computadores Mac e Apple TV, é claro, mas Johnston diz que o iOS 8 também apresentará muita conectividade com a  “Internet de coisas”, como fazer seu seu telefone conectar perfeitamente ao termostato de sua casa.

“Há uma oportunidade incrível para que os desenvolvedores de aplicativos possam se diferenciar no mercado. Um ano depois, todos ficaremos entorpecidos. Pensaremos, é claro, sobre a integração deste novo aplicativo com a Apple TV”, diz Johnston.

Três novos recursos do iOS 8 que vão nos deixar impressionados

Existem três novos recursos que serão responsáveis em fornecer a magia dos aplicativos desenvolvidos por terceiros, diz ele.

  1. Extensões dos aplicativos, que permitirá que as aplicações funcionem integradas entre si e com todos os tipos de dispositivos relacionados à “Internet das coisas”, compartilhando dados entre eles. As aplicações Android já compartilham dados dessa maneira.

  1. Continuidade, o que permitirá que seu iPhone/iPad funcione perfeitamente com o seu Mac, permitindo que você envie dados e arquivos de aplicativos de um dispositivo para outro.

  1. O surgimento dos “Kits”, especificamente HealthKit, PhotoKit e HomeKit.

O HealthKit conectará o iOS 8 aos dispositivos de saúde e os permitirá compartilhar dados; o PhotoKit permitirá que vários aplicativos funcionem com fotos e vídeos. Já o HomeKit é a ferramenta de Internet das Coisas para controlar dispositivos conectados na casa de um usuário.

De acordo Johnston, os kits HealthKit e o HomeKit devem se tornar os mais populares à medida que os desenvolvedores passarem a utilizá-los.

Esperando pelo novo iPhone

Uma grande razão pela qual os desenvolvedores ainda não estão aproveitando os novos recursos no iOS 8 é que a Apple deverá lançar a nova versão do IPhone com novos tamanhos de tela e um novo iWatch.

Os desenvolvedores não sabem como seus aplicativos serão vistos com as novas dimensões de tela ou executados nesses dispositivos e por isso preferem aguardar pelo lançamento.

Mas eles não precisam fazer isso. A Apple forneceu aos desenvolvedores uma ferramenta chamada “layout adaptativo”, que permite que seu aplicativo funcione em qualquer dispositivo iOS independentemente de seu tamanho, diz Johnston.

Mas muitos não querem usar a ferramenta layout adaptativo. “Alguns deles pensam que podem criar aplicativos mais ricos ou mais robustos sem que este modelo de layout adaptativo interfira”, diz ele.

Aplicativos antigos não serão bloqueados

Provavelmente, essa é melhor novidade com o iOS 8, e que os desenvolvedores de aplicativos estão levando a sério. Eles estão atualizando, corrigindo e testando seus aplicativos para garantir que não ocorra falhas quando os usuários instalarem o novo sistema operacional em seus telefones, comenta Johnston.

Quando o iOS 7 foi lançado, Johnston soou o alarme para o Business Insider, dizendo que muitos desenvolvedores não estavam fazendo o suficiente para evitar esses tipos de falhas em novas versões de sistemas operacionais. Ele recomendou que as pessoas esperassem algumas semanas antes da atualização.

Não será assim desta vez.

“As empresas estão mais proativas do que estavam com o iOS 7. Elas correram atrás de nós arrancando os cabelos, dias antes do lançamento do iOS 7. Mas agora eles estão testando para garantir que seu aplicativo funcione com o iOS 8 e não quebre, falhe ou tenha problemas”, descreve Johnston.

O resultado é: Johnston acredita que as pessoas vão adorar o iOS 8, especialmente “dentro de 3 a 6 meses, quando mais aplicativos estarão aproveitando o Healthkit, Homekit ou as demais extensões, e os aplicativos estiverem falando uns com os outros. Ele permite coisas incríveis”, conclui.

Tradução de texto originalmente publicado no site Business Insider

About Contentools