Desenvolvi meu software, e agora?

Essa é uma dúvida que permeia a cabeça de muitos criadores de app e que vamos solucioná-la. Da concepção até estar disponível para os usuários, as aplicações devem passar por diferentes etapas para evitar dores de cabeça futuras. Saiba quais são essas etapas.

Registre da obra

No Brasil, o desenvolvedor é amparado pela Lei nº 9.609 de proteção aos direitos do autor. É semelhante ao registro de obras literárias e cinematográficas, que compete a tutela de 50 anos de direito sobre a obra contados a partir da data de registro. Para isso o criador deve se dirigir a Biblioteca Nacional ou o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) portando os documentos pessoais, um esboço do projeto e redigir o formulário.

Faça testes

Dificilmente os usuários irão recomendar ou utilizar apps com erros e bugs que ocorrem constantemente. Para evitá-los será necessário buscar auxílio da fábrica de testes que realizará testes de desempenho, usabilidade, entre outros e que ajudarão a atingir os objetivos em relação aos usuários, chegando o mais próximo possível da perfeição.

A fábrica de testes vai conduzir testes em todas as fases do desenvolvimento para encontrar falhas, diminuir riscos e avaliar o desempenho do software. As análises geram relatórios em diferentes cenários, avaliam a experiência do usuário e apontam melhorias que podem ser feitas.

Disponibilize nas lojas de apps

Inicialmente é preciso criar contas de desenvolvedores nas lojas de apps como a Play Store e outras conforme a plataforma. Assim será possível disponibilizá-lo para download de forma gratuita ou paga. Uma conta na Play Store, custa US $25, em cota única e na AppStore, da Apple custa US$99 por ano. O cadastro pode ser feito como pessoa física ou empresa.

Integre ferramentas de análise

Ferramentas de análise auxiliam no controle do volume de downloads, por exemplo. Também ajuda a avaliar o interesse dos usuários e a taxa de retenção atingida pelo app. Ferramentas como o Flurry irá ajudá-lo e mensurar o uso do aplicativo, medir o desempenho geral, entre outras variantes.

Saiba o que os usuários pensam do seu app

O comportamento dos usuários lhe proporciona uma visão geral sobre como aperfeiçoar e aumentar o valor agregado do software. É importante ter em mente que ele exigirá mudanças constantes, daí a necessidade de acompanhar o feedback do usuário, sugestões e críticas. Isso ajudará a criar soluções e a aumentar a qualificação da sua ferramenta.

Aperfeiçoe e crie novos recursos

Essa sugestão vale principalmente quando é desenvolvida uma versão básica do aplicativo com recursos limitados. Depois de já estar disponível, o momento é de avaliar e introduzir mais recursos que não estão na versão inicial. Esses recursos já podem estar pré-definidos ou a ideia pode surgir de análise e feedback dos usuários. O ideal é manter uma versão gratuita do app para uso geral e uma versão profissional com mais recursos, geralmente paga.

Obtenha Certificações para aplicativos mobile

Existem certificações para aplicações móveis para proporcionar mais segurança aos usuários. Entre elas estão a Symbian Signed, Qualcomm, True Brew, Java Verified e etc.

Resolvemos a sua dúvida? Se ainda não, entre em contato! A Base 2 está aqui para te ajudar a ter os melhores resultados com seu aplicativo! 

About Contentools