A importância dos testes de software para a Black Friday

black-friday-teste-softwareO mês de Novembro começou e o que mais temos ouvido nas mídias sociais é sobre a Black Friday. O varejo brasileiro tem adotado essa prática norte-americana desde 2010, e em sua primeira edição foi caracterizado por um movimento totalmente online reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. Os anos que se seguiram evidenciaram um crescimento exponencial da popularidade e aderência a essa “Sexta-Feira Negra”.

Em 2015, segundo a ClearSale site de prevenção a fraudes em vendas online a temporada de liquidações movimentou mais de R$ 1,5 bilhão em vendas no varejo online. De acordo com a E-Bit, um dos maiores sites de pesquisas sobre e-commerce, de 2014 para 2015 houve aumento de 38%. Para 2016, a perspectiva de crescimento não é diferente dos anos anteriores. É estimado um crescimento de superior a 30%.

Mas o que esses dados têm a ver com testes de software?

Para você que tem um e-commerce é importante se preparar para esse dia. São 24 horas de descontos e promoções online que seus clientes estarão analisando e comprando, portanto é importante ter um site com um bom desempenho e sem bugs. A concorrência será grande, então um possível cliente pode rapidamente passar para outro vendedor, caso o seu site não responda rapidamente, ou apresente falhas nos diversos sistemas operacionais que podem ser utilizados.  

Atenção aos sites que não são responsivos.

A compra através de tablets e celulares tem crescido muito, o que ressalta um cuidado maior das lojas online em relação ao seu site. É necessário que o seu e-commerce seja responsivo, caso contrário às vendas podem ser dificultadas por uma experiência negativa ao acessar o site.

Se o seu e-commerce tem um App:

Os e-commerces que possuem Apps precisam ter ainda mais precaução, uma vez que o usuário fez a escolha de baixá-lo. Essa tomada de decisão é muito importante e um cliente desapontado não dará uma segunda chance para o seu App. Os testes de softwares, neste caso servirão justamente para atender essa demanda, identificar possíveis falhas e garantir que o seu cliente tenha uma boa experiência, que refletirá em benefícios para você.

Tipos de teste para lojas online:

O layout da loja virtual, navegação intuitiva, pagamentos acontecendo de forma adequada, site responsivo e entre outros fatores, podem ser testados pela Base2 através de testes de Software. Veja alguns exemplos:

  • Testes de Compatibilidade: nós verificamos se a APP funciona corretamente em vários sistemas operacionais
  • Testes de Funcionalidade: certificamos que todos os requisitos funcionais estão operando corretamente
  • Testes de Desempenho: simulamos os acessos a seu app/site/sistema e identificamos os gargalos que causam lentidão.

A Base2 pode fazer tudo isso para você! Conheça nossos serviços e solicite uma análise de um dos nossos consultores.

Fontes:

http://www.ebit.com.br/

http://portal.clearsale.com.br/

About Carolina Cardoso

Estagiária da área comercial da Base2 e graduanda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).