O futuro do crowdtesting

O crowdsourcing de testes de software, ou crowdtesting, tem sido utilizado pelas empresas nos últimos anos como um recurso para atingir um nível maior de qualidade em relação às soluções de software.

Para se ter uma ideia dessa adesão por parte das empresas, em um relatório feito pela Accenture em 2015 identificou que 43% dos CIOs europeus já utilizavam esse tipo de estratégia de testes ou planejava fazê-lo nos próximos dois anos.

Passado esse período, o que mudou e o que podemos esperar para o futuro do crowdtesting para os próximos anos?

networking-750x500

A realidade atual

Desde que o crowdtesting foi criado oficialmente em 2006, por Jeff Howe, a adesão a essa nova forma de executar os testes de software tem sido modesta, apesar das boas experiências já realizadas. Adotar o crowdtesting ainda tem sido um desafio.

O mercado de games já tem feito isso com bastante tranquilidade e os testes na versão beta têm mobilizado, além de testadores experientes, muitos usuários e fãs com muita vontade de passar um feedback sobre os aplicativos de entretenimento.

A segurança ainda tem sido um impeditivo para uma maior adesão das empresas, mas o amadurecimento das plataformas e serviços de testes de software tem melhorado bastante, fazendo com que tenhamos uma nova realidade.

Para os próximos anos

O grande número de aplicativos e novas tecnologias surgindo a cada ano fará com que ocorra uma maior procura pelo crowdtesting. Podemos considerar que temos um mundo sob demanda. Além de aplicativos mobile, o aumento da adesão dos serviços de cloud computing vai contribuir para que mais testadores sejam requisitados pela Internet.

Já vimos que investir em crowdsourcing de testes possui grandes vantagens, mas para fazer crescer essa modalidade de testes de software será preciso passar por aperfeiçoamentos e mudanças, até mesmo para superar os desafios e atender a crescente demanda.

A necessidade de colaboradores mais técnicos

Basicamente temos dois perfis que são utilizados para realizar testes de software através da mobilização pela Internet: um perfil não técnico, com características de usuário final, importante para se ter um feedback real sobre a facilidade de uso do aplicativo, e os testadores com perfil técnico, que permitem desenvolver um trabalho com base em experiência profissional e conhecimento prático.

Cada vez mais especialistas serão necessários no crowdtesting, com habilidades de automação e conhecimento em novas tecnologias como Internet das coisas (Iot), robótica, big data, inteligência artificial, etc.

Uma das razões que vai contribuir bastante para adesão de profissionais de testes de software ao crowdtesting será a mudança da relação de trabalho que está ocorrendo pelo mundo. De forma direta ou indireta, com as crises econômicas e até mesmo uma mudança de perfil de muitos trabalhadores, que têm buscando uma maior independência em relação ao local de trabalho, muitos profissionais estão buscando esse tipo de trabalho à distância, seja como atividade principal ou para complemento de renda.

A verdade é que muitos profissionais estão se adaptando a esta nova realidade, como freelancers ou prestadores de serviço para empresas maiores. Já existem casos de testadores que possuem seu próprio ambiente de testes pronto para atender a demanda do crowdtesting.

Experiência do cliente cada vez mais necessária

Apesar do avanço da tecnologia e da necessidade de profissionais técnicos, a necessidade da resposta do usuário final será cada vez mais importante, a diversidade de feedback terá papel fundamental para termos produtos com características mais amigáveis, facilidade de uso e atendimento das reais necessidades dos clientes.

Portanto, a tendência é que ocorram cada vez mais campanhas convidando pessoas de diferentes perfis para utilizarem aplicativos de diversas características, por meio de diferentes plataformas e apresentando um bom custo benefício, uma característica que faz parte do crowdtesting.

A Base2 possui uma grande experiência com uso do crowdtesting, Entre em contato para ajudarmos a tirar suas dúvidas e criarmos a melhor estratégia. Continue nos seguindo em nosso blog e através das redes sociais.

About Contentools