As tendências para aplicações multiplataforma em 2017

Aplicações multiplataforma não se limitam mais a ter softwares desenvolvidos somente para plataformas móveis e PCs. Hoje a integração ocorre entre diferentes tipos de dispositivos e tem evoluído rapidamente, oferecendo grandes oportunidades de inovação e negócios.

A inovação se tornou essencial para as empresas e para os usuários. Com uma grande quantidade de informações nas mãos e a alta conectividade através da Internet, muitas oportunidades serão abertas. Todos esses benefícios têm um grande potencial para convergir em novos produtos e serviços inovadores.

Diante de tantas possibilidades vejamos as tendências para 2017 e também o impacto das novas aplicações multiplataformas nos testes de software.

2017

Desenvolvimento de aplicativos híbridos

O desenvolvimento de aplicativos móveis continuará ocorrendo a partir de suas plataformas nativas, entretanto os desenvolvedores começam a dar preferência para aplicativos híbridos com uso de HTML5 e JavaScript, que facilita sua construção e distribuição.

Aplicativos híbridos conseguem aproveitar todas as funcionalidades do dispositivo, (câmera, GPS, acelerômetro, etc), podem ser baixados através das lojas de aplicativos e são baseados em ambiente multiplataforma.

Realidade virtual e inteligência artificial

A realidade virtual tem apresentado destaque em virtude dos jogos, mas associada ao uso de inteligência artificial deve ir além com novas funcionalidades e soluções práticas em diversas áreas do mercado.

A tendência é que os óculos de realidade virtual se tornem mais acessíveis aos consumidores e que plataformas de desenvolvimento sejam criadas para a construção de aplicativos integrados com diferentes tecnologias.

Maiores investimentos em segurança da informação

Segurança sempre vai aparecer na lista de tendências todos os anos, e com o surgimento de novos aplicativos e soluções, cada vez mais informações sensíveis dos usuários estarão trafegando pela rede. Devido a isso, os investimentos em segurança da rede e dos aplicativos estarão sempre em voga.

Diante dos constantes ataques e incidentes de segurança, a demanda por mão de obra especializada e ferramentas deve apresentar um aumento no decorrer dos anos, uma excelente oportunidade para profissionais e empresas.

Aplicativos móveis baseados em nuvem

Estamos vivendo a segunda onda da Cloud Computing. A forte tendência, começando já em 2017, é que ocorra uma forte migração das empresas para utilizar a nuvem como infraestrutura. Por isso o desenvolvimento de aplicativos mobile com suporte à nuvem deve apresentar uma alta demanda.

Vale destacar que o desenvolvimento mobile orientado à cloud computing tem potencial para atender todas as áreas descritas neste artigo, tamanho o potencial desta tecnologia.

Internet das Coisas - IoT

A integração entre dispositivos com acesso à Internet faz parte do conceito da Internet das Coisas (IoT), que depois dos primeiros passos em 2015/16, tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Um dos grandes desafios está relacionado à segurança.

A IoT tem crescido exponencialmente com os dispositivos inteligentes e wearables, porém no futuro espera-se expandir os tipos de dispositivos. Essa tecnologia terá uma grande integração com os dispositivos mobile.

Wearables

Os wearables tiveram uma grande presença graças ao Apple Watch e Google Glass, e o tema é considerado muito promissor para o mundo da tecnologia e indústria de eletrônicos de consumo. Estes dispositivos se destacam por sua interligação com outros dispositivos.

Essa tecnologia apresenta um grande potencial em diversas áreas, podendo ter foco na área da saúde, produtividade e eficiência, e pode ajudar também em diferentes ramos da indústria.

Drones

Quando se trata de drones, fica para trás o conceito de ferramenta utilizada apenas para fotos e vídeos. Graças ao Google e a Amazon, foi demonstrado que existe um grande potencial de uso para os drones; o desafio é encontrar novas soluções onde se aplique o uso dessa tecnologia.

A expectativa é que nos próximos anos vamos observar diversas inovações nessa linha utilizando-se de drones e aplicadas às mais diversas áreas.

Tendência certa para hoje e para o futuro

Com a consolidação e criação de tantos produtos que envolvem tecnologias e uso diversos, uma tendência que deve seguir forte, passando por adaptações e melhorias para se ajustar a toda essa transformação, certamente é a área de testes de software.

Garantir a qualidade das tecnologias atuais e futuras demandará profissionais bem qualificados, com bastante experiência, e processos de testes de software com base nas melhores práticas do mercado.

Com tanta inovação, os testadores de software terão um grande desafio para encontrar as melhores soluções, ferramentas e processos de validação para garantir a qualidade de todos os produtos em desenvolvimento nos próximos anos.

Vamos trabalhar juntos? Aproveite os comentários do artigo e compartilhe sua opinião sobre o que será tendência para aplicações em multiplataforma. Nos acompanhe nas redes sociais e aqui em nosso blog.

About Contentools