Por que contratar serviço de teste no Brasil é vantajoso?

Um dos benefícios mais utilizados para a oferta de serviços em testes de software tem relação com a redução de custos, ou seja, o impacto financeiro para as empresas que precisam validar seus aplicativos antes de chegar ao mercado. É até natural utilizar esse tipo de estratégia, afinal quem não tem a preocupação de contratar um serviço mais barato ou com preço justo, certo?

E a redução dos custos realmente é uma realidade quando você compara a contratação de um time de testes independente, que possui sua própria infraestrutura e profissionais capacitados, com todo o investimento e manutenção que precisam ser feitos para realizar o processo de validação "in house".

Mas esse é um ponto que não se discute mais. Os benefícios já são comprovados e até mesmo preocupações como segurança e controle de acesso se tornaram questões consideradas resolvidas e que viabilizam a contratação de serviços de testes de software.

Então algo precisa ser um diferencial na adoção dos testes de software como serviço.

Quando a experiência diz tudo

Hoje em dia grandes e pequenas empresas que oferecem o serviço de testes de software possuem muita coisa em comum: uma infraestrutura com servidores, softwares para diversos fins, dispositivos para diferentes arquiteturas. Um bom exemplo disso é a flexibilidade oferecida pelo cloud computing, que permite que empresas de qualquer tamanho utilizem um parque computacional específico para atender às suas demandas de acordo com os projetos.

Outro ponto em comum entre as fábricas de testes é a disponibilidade de profissionais capacitados. Com os benefícios que a Internet nos proporcionou, temos hoje bons profissionais qualificados com a chancela de excelentes centros de treinamento.

É por isso que a experiência entra como ponto fundamental para a escolha de uma empresa que possa garantir a qualidade dos produtos de software e a plena satisfação dos clientes. E essa prática não está somente relacionada aos anos de experiência, mas também a diversos outros fatores que são relevantes e que servem de base para definir a competência de uma empresa especializada em testes de software.

Experiência na gestão de projetos de testes de software

Hoje temos no mercado excelentes profissionais que atuam como gerentes de projetos e muitos com experiência de mercado. Mas quando precisamos que esse profissional foque suas atividades em uma única empresa ou projeto, temos uma certa limitação de questões e desafios restritos ao mundo da empresa. Podemos imaginar, por exemplo, um profissional que atua como gestor na mesma empresa por mais de cinco anos. Sua visão pode estar limitada somente àquela realidade.

Enquanto gerentes de projeto de empresas especializadas em testes de software possuem uma visão muito mais abrangente, têm em sua bagagem experiências na gestão de diferentes projetos, clientes e produtos. Isso conta bastante em momentos de planejamento, dificuldade e na tomada de decisões críticas.

Experiência de profissionais de testes de software

De forma semelhante aos gerentes de projeto, o time de testes formado em empresas especializadas na realização dos testes de software têm uma vasta experiência em arquiteturas diferentes, cenários e casos de testes aplicados a distintas situações do cotidiano dos clientes, variados tipos de design e usabilidade aplicados aos usuários reais. Quando se utiliza uma equipe interna de testes, essa bagagem se torna limitada. 

Para este ponto podemos considerar ainda o uso de ferramentas, a criação e uso de massa de dados, a experiência na automação e testes de performance e segurança. Tudo deve ser levado em conta na balança da experiência, principalmente considerando que temos em nossa realidade aplicativos voltados a dispositivos móveis, IoT, inteligência artificial, Big Data e a tantas outras novas tecnologias do mercado.

Experiência e reconhecimento

Ter experiência e ser reconhecido no mercado são pontos importantes a serem considerados na escolha da empresa certa para garantir a qualidade e a satisfação dos clientes em relação aos produtos de software lançados no mercado. O Brasil tem exemplos de grandes projetos executados e de empresas que apresentam um vasto conhecimento prático em testes de software.

A experiência da copa do mundo de futebol em nosso país pode não ter saído como esperávamos, mas uma equipe brasileira conseguiu na Alemanha, e contra o time alemão, vencer a copa do mundial de testes de software, isso depois de concorrer com equipes da Oceania, América do Norte, África, Europa e Ásia.

Fazer parte de uma lista mundial como referência em testes de software nos deixou muito orgulhosos. Esse reconhecimento foi importante porque nos mostrou que estávamos no caminho certo e com um know-how sendo reconhecido pelo mercado internacional.

  • Grandes empresas de tecnologia possuem centros de excelência instalados no Brasil

Gigantes como a Dell, Motorola, HP, Microsoft, entre outras, passaram a investir fortemente em nosso país, tanto na área de desenvolvimento quanto em testes de software. Um bom exemplo disso são os constantes investimentos nos centros de referência de tecnologia localizados nas principais universidades brasileiras.

Muitos aspectos devem ser considerados antes de contratar um empresa especializada em testes de software, e como você viu em alguns exemplos, o Brasil possui diversos pontos positivos para a sua escolha. Entre em contato com a Base2 e conheça nossa metodologia de testes, vamos apresentar nossa experiência de mercado e adequar o melhor projeto de testes de software para o seu produto e para sua empresa.

About Contentools