Quando corrigir um bug não tem preço

Certamente você já deve saber o quanto a correção de bug tem impacto para uma empresa, tanto para quem usa quanto para quem desenvolve e faz teste de software. Mas um defeito vai além de um custo financeiro, um retrabalho ou a frustração de quem usa o software ou de quem precisa corrigir e retestar. Existe um preço muito maior a ser pago e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

43817_94d0_4

Quando a confiança é quebrada

Quando um cliente licencia um software e começa a usá-lo, inicia-se naquele momento uma relação de confiança. Esse sentimento é muito mais caro que o preço que ele pagou e mesmo que tenha sido oferecido de forma gratuita, naquele instante foi investido, além do dinheiro, tempo e a esperança de resolver um problema.

Os primeiros momentos de utilização são cruciais para o usuário ter a certeza de que pode ter plena confiança e que com pouco tempo ele terá sua dor aliviada. Quando um problema é encontrado, mesmo que seja pequeno, ocorre uma forte quebra de confiança, pois ele espera que isso não aconteça.

É nesse momento que o bug não tem preço; a relação de confiança cliente/fornecedor é o maior ativo que existe, e por isso deve ser priorizada. Seu impacto tem um preço que muitas vezes não pode ser pago, o bug pode e deve ser corrigido, mas o estrago já foi feito e recuperar a confiança de um cliente é um trabalho difícil e que algumas vezes se torna impossível.

Quando a desculpa do software perfeito não resolve

Atualmente temos usuários cada vez mais conectados e fazendo dos aplicativos seus instrumentos de trabalho, comunicação e entretenimento, criando uma ligação de dependência e necessidade muito grande - um exemplo disso estão nos milhares de aplicativos disponíveis nas lojas da Apple e Google e também nos sites que oferecem soluções para as dores do cliente através de software.

Desenvolver um software perfeito é uma utopia e encontrar todos os seus defeitos também é. No entanto, na visão de um usuário, no momento em que uma solução está disponível no mercado, ela deve estar perfeita e pronta para resolver o seu problema, mesmo que seja um momento de diversão através de um jogo.

A perfeição pode ser algo distante, mas você pode minimizar os impactos junto aos clientes de forma muito simples e verdadeira. A primeira ação a ser feita é ter a consciência de que existe um longo trabalho a ser feito e que o objetivo maior sempre será satisfazer seu cliente.

A verdadeira qualidade é um trabalho constante

Investir em testes de software, boas práticas de desenvolvimento, ferramentas e pessoal capacitado não pode ser uma obrigação dos fabricantes, precisa ser uma filosofia de vida. A satisfação dos clientes é um objetivo muito maior do que metas financeiras e por isso esse pensamento precisa fazer parte de cada colaborador envolvido na criação de um software, seja corporativo, de entretenimento, pago ou gratuito.

Levando em consideração aspectos técnicos, uma boa prática é antecipar o tratamento dos erros desconhecidos. Como você sabe, com técnicas básicas de desenvolvimento de software é possível capturar erros genéricos e tratá-los. Por isso, inclua na estratégia de desenvolvimento o tratamento desses tipos de erros com mensagens amigáveis ao usuário e o incentive a participar na melhoria do produto, criando procedimentos através dos quais o cliente possa informar como o problema ocorreu e se possível recompense-o por essa contribuição.

Essa participação do usuário demonstra que você está preocupado  em manter a relação de confiança e assim que for possível a solução será apresentada, enquanto isso, "pode continuar utilizando o nosso produto".

A Base2 acredita que a qualidade de um software é um processo contínuo de melhoria, os profissionais de testes de software que fazem parte de nossa equipe compartilham deste pensamento e por isso temos como principais ativos a confiança e a satisfação de nossos clientes.

Além do nosso blog podemos ajudar na construção desta relação de confiança através de nossa experiência em diversos projetos e com um time qualificado para garantir a qualidade de seus produtos. Entre em contato e saiba mais como podemos ajudar. 

About Contentools