Diga não ao CTRL+C, CTRL+V.

Sabe aquele momento em que você está implementando um código mas lhe falta uma inspiração do StackOverflow? Por mais que queria resistir, esconder bem no cantinho dos favoritos do browser ou até disfarçá-lo em seu agradecimento de formatura, você (e nem eu) irá resistir ao StackOverflow.

instagram(Instagram images)

Seja no StackOverflow ou em qualquer outra página web é muito comum achar a solução pronta após uma garimpada na Internet quando nos deparamos com algum tipo de problema, esquecemos como implementar algum código ou até mesmo não sabemos por onde começar, não é?

Não há problema algum nisso até porque qualquer um pode copiar um trecho de código, entender como ele funciona, aprender com ele e usá-lo em seu benefício mas não é bem isso que acontece na prática.

É muito tentador ver o código pronto na sua frente e que faz exatamente aquilo que você estava querendo e qual seria o problema em copiar e colá-lo no projeto e seguir em frente? Afinal, é só um trecho e você não irá quebrar cabeça sem necessidade e gastar tempo escrevendo todo o código de novo.

Há também quem se aventure em copiar e colar, fazer uns ajustes, melhorar a indentação, trocar nome de variáveis e deixar pra ver no que vai dar sem se preocupar em como o código funciona por completo.

Tudo bem... Que atire a primeira pedra quem nunca fez isso!

 

l0zAiJHyg0fMA

Passa-se um tempo e quando você menos espera, lá está você fazendo uma nova pesquisa no Google "Como ler/escrever um arquivo em ...", copiando e colando o primeiro exemplo que aparece pela frente.

Isso é o que chamamos de "Cargo Cult programming", que nada mais é do que um estilo de desenvolvimento de software onde você ignora como um pedaço de código funciona e se relaciona com o código ao redor dele e insere ele no seu projeto. ****                

É um péssimo hábito e cada vez mais comum pois a primeira vista parece ser bem mais prático e rápido do que tentar dissecar o trecho de código que você está querendo usar.

Pois bem, sinto lhe dizer que a cada vez que isso acontece você está prejudicando o seu conhecimento a longo prazo.

Quando você tira um tempo para procurar entender o que está acontecendo é como se você estivesse aprendendo uma nova língua e melhorando o seu vocabulário e quando você parte logo para o copiar e colar, é como se virasse um refém do tradutor, você não estará agregando valor algum ao seu conhecimento. Você pode até resolver seu problema imediatamente, mas vai depender dessa muleta toda vez que o mesmo problema vier a tona.

Construir o seu vocabulário parece ser um caminho árduo e difícil mas te garanto que é uma excelente estratégia para alcançar a fluência que você deseja.

Isso não só se aplica ao literal CTRL+C e CTRL+V em trechos de código, mas também em qualquer outro tipo de problema não relacionado a TI. Sempre que possível procure entender e você mesmo criar uma solução para cada tipo de situação, mesmo que demore mais e seja difícil de entender à primeira vista, te garanto que os resultados são mais recompensadores do que você imagina.

**** https://en.wikipedia.org/wiki/Cargo_cult_programming

About Leonardo Amaral

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNATEC) e certificado em fundamentos de testes (CTFL / ISTQB). Mais de 7 anos de experiência com processos e qualidades de testes. Leonardo atua com gerenciamento de testes em fábricas de softwares , consultoria em automação de testes e ferramentas de qualidade de software.